O céu de Belo Horizonte amanheceu nesta quarta-feira (4), pelo terceiro dia consecutivo, repleto de fumaça. Esse fator é responsável por prejudicar a saúde da população, além de deixar o tempo seco e afetar a qualidade do ar. Além disso, a capital mineira está há um número extremo de dias sem chuva, o que contribui ainda mais para a permanência da camada de fumaça.
O que é a fumaça no céu de Belo Horizonte?
A fumaça no céu de Belo Horizonte é uma consequência do período de estiagem prolongada. Isso acontece porque o tempo seco atua como um sistema de alta pressão, ou seja, o ar se desloca para baixo, impedindo que os poluentes se dispersem, formando uma espécie de camada. As queimadas também tendem a fazer com que a situação se agrave.
LEIA TAMBÉM
Como participar do processo de vagas de médico de Varginha?
Como ajudar no ‘Mês das Crianças’ do Servas?
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em 2024, o agravamento dos frequentes bloqueios atmosféricos está fazendo com que as chuvas se afastem, contribuindo para a extensão do período de estiagem.
Quando volta a chover em Minas Gerais?
Deve voltar a chover em Minas Gerais apenas após a segunda quinzena de setembro, sendo o esperado para essa época do ano. No entanto, é provável que as chuvas cessem rapidamente e deem espaço para uma nova onda de calor.
A previsão para a capital mineira e para o resto do estado é de que, a partir da sexta-feira (6), os níveis do fluxo de umidade de origem oceânica aumentem a nebulosidade do estado e diminuam o calor. Mas ainda, sim, não existem chances de chuva para os próximos dias.
LEIA MAIS