10 dicas que vão te ajudar a fazer o churrasco perfeito
O churras do fim de semana vai ficar muito mais gostoso depois dessas dicas.
Churrasco é uma paixão do brasileiro. Afinal, nada como reunir os amigos e familiares num domingo de sol e passar o dia ao redor da churrasqueira saboreando diferentes e deliciosos cortes de carne além dos tradicionais acompanhamentos, é claro!
Tenha paciência
O melhor jeito de preparar um bom churrasco é na brasa. Ou seja, é preciso ter paciência para acender o fogo, esperar ele baixar e aí sim aproveitar a brasa. Dessa forma, é mais fácil de acertar o ponto de sua preferência.
Evite grelha elétrica
Se você pode escolher, prefira a boa e velha churrasqueira a carvão. Isso porque a própria fumaça se torna um “ingrediente”, trazendo para a carne um sabor defumado cheio de nuances interessantes.
Preserve os sucos
Depois de tirar a carne da grelha, deixe ela descansar por alguns minutos antes de cortá-la. Este é um truque para selar os sucos e evitar que a carne perca líquidos e resseque. Com isso, na hora de servir, ela estará bem tenra e saborosa.
Espaço
Na hora de colocar as carnes ou os vegetais na grelha, certifique-se de dar espaço entre um alimento e outro. Não deixe que uma carne encoste na outra, pois isso pode influenciar em seus sabores. Afinal, você não quer comer carne com gosto de frango ou vice e versa , né?
Espátula ou pegador
Outra dica para preservar o suco é não fazer furos na carne. Então, quando for virar a peça na grelha, não use garfos. Uma boa dica é usar uma espátula ou pegador.
Marinada
A marinada é muito importante para o churrasco. Você pode deixar a carne de molho no tempero por algumas horas, por exemplo. Uma boa dica é usar a marinada para pincelar a carne de vez em quando na própria churrasqueira. Se você fizer isso, verá que o truque trará um sabor especial para a comida 😉
Manutenção da grelha
Se você comprou uma grelha nova ou não a usa há muito tempo, é bom você acender e deixar o fogo queimar por pelo menos 45 minutos antes de colocar as carnes. Isso faz com que qualquer produto utilizado em sua fabricação, como óleos ou graxa, sejam eliminados, além de gorduras de outros churrascos.
Não use carne congelada
Não use a carne diretamente da geladeira ou do freezer. Deixe a peça descongelar ou chegar na temperatura ambiente antes de colocá-la na churrasqueira.
Cozinhe previamente
Algumas coisas, como salsichas e costelas, se beneficiam de cozimento prévio para mantê-las suculentas. Ponha-as no caldo ou no forno até ficarem cozidas e depois coloque-as na churrasqueira até dourarem.
Tempere
É claro que você pode usar molhos especiais e ervas para degustar a sua carne, mas esta é uma boa pedida para quando a carne já estiver pronta. Ao colocá-la na grelha, jogue o sal grosso e você verá que é sucesso.
Gostou deste conteúdo?
Compartilhe com seus amigos!
Fonte: https://www.guiadasemana.com.br/