O novo Aston Martin DBX707 é um SUV com um desempenho empolgante e muito luxo.
Tomando o design amplamente aclamado do DBX, a dinâmica e o caráter agradável ao motorista como ponto de partida, o DBX707 se baseia brilhantemente nesses atributos autenticamente esportivos. Cada área do carro foi aprimorada para aumentar o desempenho, intensificar o prazer de dirigir e ampliar sua presença na estrada.
“Com o DBX707, ultrapassamos os limites em todas as áreas para criar um carro que define novos padrões de desempenho e conveniência. O carro mais rápido, mais potente, com melhor manuseio e mais envolvente de seu tipo. Ele impulsiona a Aston Martin ao auge do desempenho de SUV” afirma Tobias Moers, CEO da Aston Martin.
A equipe de engenharia da Aston Martin extraiu todo o potencial do motor V8 biturbo de 4 litros do DBX. Liderado pelo chefe de engenharia de powertrain da Aston Martin, Ralph Illenberger, o motor do DBX707 agora possui turbocompressores de rolamentos de esferas e calibração sob medida para liberar mais potência e torque. Outra novidade no SUV de alto desempenho da Aston Martin é uma transmissão automática de 9 velocidades com “embreagem úmida”.
Capaz de gerenciar cargas de torque muito maiores em comparação com um conversor de torque automático regular, esta transmissão de alto desempenho permite pleno aproveitamento dos 707 cavalos e do torque de 900 Nm (aumentos de 157 cavalos e 200 Nm em relação o DBX).
A adoção da nova transmissão de embreagem úmida traz mais benefícios. A mais evidente é que as mudanças de marcha são muito mais rápidas em comparação com a transmissão com conversor de torque. A sensação da mudança é mais imediata e direta, o que dá ao motorista uma maior sensação de controle e capacidade de resposta. A capacidade de aceleração também foi aprimorada, o que contribui para o DBX707 ir de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos. A velocidade máxima é de 310 quilômetros por hora.
A respeito da suspensão, o DBX707 apresenta novas válvulas de amortecimento e recalibração da comutação dinâmica do volume das molas para melhorar o controle da carroceria e a resposta da direção. O sistema de direção assistida eletrônica também foi ajustado para aprimorar a sensação ao volante e ajudar o motorista a criar uma imagem mais clara do aumento das cargas nas curvas e da aderência disponível.
Combinado com um gerenciamento mais rígido de heave (movimento vertical sobre solavancos e cristas ou em compressões), pitch (quando o carro mergulha em frenagem ou levanta a frente em aceleração) e rolagem da carroceria, o DBX707 oferece ao motorista uma capacidade mais fácil de ajustar o comportamento do carro com o acionamento natural do pedal ou das intervenções no volante. Outras alterações detalhadas foram feitas no sistema eARC (Electronic Active RollControl), com parâmetros revisados que aumentam a sensação de agilidade e melhoram o equilíbrio dinâmico do carro.
Para destacar as credenciais focadas no motorista do DBX707, também foram feitas alterações e aprimoramentos nos modos de condução dinâmica. O “Race Start” está disponível nos modos GT Sport e Sport+ para maximizar a aceleração a partir da imobilidade e mostrar verdadeiramente o desempenho aprimorado. A lógica ativa revisada na caixa de transferência do sistema de tração nas quatro rodas alcança maior harmonia e controle preciso entre a linha de transmissão e o sistema ESP, para uma experiência de direção mais natural, semelhante à de um carro esportivo.