11 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Auto

Câmara aprova dispensa da autorização para modificações em veículos

Projeto mantém a obrigatoriedade da inspeção de segurança quando alteradas as características para que se evitem acidentes

Veículos modificados agora só terão que passar por inspeção veicular (Divulgação
Veículos modificados agora só terão que passar por inspeção veicular (Divulgação

A proposta que dispensa autorização prévia para alterações nas características de veículos de fábrica, foi aprovada pela CCJC – Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania da Câmara dos Deputados.   

O projeto, apresentado no início do ano pelo deputado federal Luis Miranda do União-DF, foi aprovado no dia 30 de agosto, mas manteve a obrigatoriedade da inspeção de segurança veicular, como nos casos de conversão de automóveis para GNV, com o objetivo de evitar que mais acidentes como os ocorridos neste ano se repitam.

O Projeto de Lei 410/22 prevê que alterações nas características de fábrica dos veículos não dependam mais de autorização prévia dos Detrans estaduais, mas que deverão ser informadas aos órgãos competentes antes do eventual retorno à circulação em vias públicas.

Por tramitar em caráter conclusivo, o texto seguirá para o Senado e, sendo sancionado, permitirá que alterações nas características de fábrica de veículos automotores – como combustível, blindagem, troca de carrocerias, acessibilidade, aumento de potência, entre outras – não necessitem de autorização prévia do órgão competente. Permanece, no entanto, a obrigatoriedade de inspeção realizada por um organismo acreditado pelo Inmetro para a emissão do CSV – Certificado de Segurança Veicular. 
 
Leia mais 
Rainha Elizabeth II tinha paixão por automóveis e mecânica
A partir do ano que vem BMW e Mini terão interiores veganos
Pesquisa revela que 83% dos consumidores querem trocar de carro em 2022

Atualmente, são mais de 400 organismos de inspeção de segurança veicular acreditados pelo Inmetro em todo o país, empresas que também são licenciadas pela Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito como ITL -Instituição Técnica Licenciada.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress