Os saltos de desenvolvimento podem assustar em um primeiro momento. As crianças mudam de comportamento de forma rápida e constante. Segundo a psicóloga Luana da Fonseca Patias, existem muitas teorias que buscam explicar o fenômeno dos saltos de desenvolvimento e há alguns mecanismos que a mãe pode adotar para melhor lidar com a mudança de comportamento das crianças nesta fase.
Para a psicóloga, alguns comportamentos e ações são esperados para os recém nascidos. Ela explica que, sobretudo, não é possível prever se todas as crianças irão reagir aos estímulos esperados. “Essa constituição e desenvolvimento se dá a partir de fatores múltiplos, como o meio social que vive, os estímulos que recebe, o vínculos estabelecido com os pais ou cuidadores, questões psíquicas e sociais e também o contexto de gestação”.
Além disso, a especialista lembra que existem formas para evidenciar possíveis atrasos ou comprometimentos no desenvolvimento pleno da criança. “Esses indicadores são universais e não consideram a cultura, contexto de nascimento e singularidades da criança e familiares”, diz. ” Vão de acordo com a idade cronológica e comportamentos/manifestações esperados para tal idade”.
VEJA TAMBÉM
Dicas para definir a barriga após gravidez
Dicas para conciliar a maternidade com qualidade de sono
COMO LIDAR COM OS SALTOS DE DESENVOLVIMENTO
Os saltos de desenvolvimento das crianças podem trazer também mudanças no comportamento. Essas alterações, algumas vezes, são capazes de preocupar as mães. Para Luana, é na rotina e no cuidado que pais e filhos criarão laços mais fortes para lidar da melhor maneira com essas mudanças.
Dependendo do vínculo, a mãe consegue identificar sinais naturais ou diferenças no comportamento dos filhos. “Caso seja identificado algum sinal de alerta, ou que não esteja de acordo com as ações esperadas para a idade cronológica, o mais indicado é a busca por profissionais de saúde”, diz.
Por isso, é importante sempre buscar informação para qualquer imprevisto a família poder agir da melhor maneira em prol do pleno desenvolvimento da criança.
DICAS PRÁTICAS
A psicóloga Luana explica algumas dicas para melhor lidar com essa fase da criança:
-Planejamento familiar: Ela traz que ter um planejamento é importante para desenvolver ações sociais, nas escolas e instituições de saúde que gerem bem estar à criança e à família;
-Acompanhamento pré-natal: A especialista explica que este tipo de acompanhamento ajuda a mulher e a família a compreender os processos pelos quais passa durante a gestação. “Ações como grupos de gestantes, de pré-natal psicológico, rodas de conversas, orientam e acolhem as famílias nesses momentos”;
-Acompanhamento psicológico: Finalmente, Luana diz que é importante lembrar que cada caso é um caso. Por isso, o acompanhamento de um profissional da psicologia é importante para o correto desenvolvimento da criança.
‘O QUE NÃO ME CONTARAM’
O “PodFalar, Mãe!” é um programa semanal do Grupo EP que busca abordar temas relacionados à maternidade e desenvolvimento infantil. Nessa semana, a apresentadora Larissa Castro trouxe todos os detalhes da experiência dela com os saltos de desenvolvimento. Confira:
LEIA MAIS
Torta de linguiça toscana super prática; aprenda a fazer