12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Bebês

Dicas para lidar com os saltos de desenvolvimento na primeira infância

Especialista traz as principais informações para garantir o melhor desenvolvimento da criança

 

 

Os saltos de desenvolvimento podem assustar em um primeiro momento. As crianças mudam de comportamento de forma rápida e constante. Segundo a psicóloga Luana da Fonseca Patias, existem muitas teorias que buscam explicar o fenômeno dos saltos de desenvolvimento e há alguns mecanismos que a mãe pode adotar para melhor lidar com a mudança de comportamento das crianças nesta fase.

Para a psicóloga, alguns comportamentos e ações são esperados para os recém nascidos. Ela explica que, sobretudo, não é possível prever se todas as crianças irão reagir aos estímulos esperados. “Essa constituição e desenvolvimento se dá a partir de fatores múltiplos, como o meio social que vive, os estímulos que recebe, o vínculos estabelecido com os pais ou cuidadores, questões psíquicas e sociais e também o contexto de gestação”.

Além disso, a especialista lembra que existem formas para evidenciar possíveis atrasos ou comprometimentos no desenvolvimento pleno da criança. “Esses indicadores são universais e não consideram a cultura, contexto de nascimento e singularidades da criança e familiares”, diz. ” Vão de acordo com a idade cronológica e comportamentos/manifestações esperados para tal idade”. 

VEJA TAMBÉM 
Dicas para definir a barriga após gravidez 

Dicas para conciliar a maternidade com qualidade de sono

COMO LIDAR COM OS SALTOS DE DESENVOLVIMENTO

- Publicidade -

Os saltos de desenvolvimento das crianças podem trazer também mudanças no comportamento. Essas alterações, algumas vezes, são capazes de preocupar as mães. Para Luana, é na rotina e no cuidado que pais e filhos criarão laços mais fortes para lidar da melhor maneira com essas mudanças.

Dependendo do vínculo, a mãe consegue identificar sinais naturais ou diferenças no comportamento dos filhos. “Caso seja identificado algum sinal de alerta, ou que não esteja de acordo com as ações esperadas para a idade cronológica, o mais indicado é a busca por profissionais de saúde”, diz.

Por isso, é importante sempre buscar informação para qualquer imprevisto a família poder agir da melhor maneira em prol do pleno desenvolvimento da criança.

DICAS PRÁTICAS

A psicóloga Luana explica algumas dicas para melhor lidar com essa fase da criança:

- Publicidade -

-Planejamento familiar: Ela traz que ter um planejamento é importante para desenvolver ações sociais, nas escolas e instituições de saúde que gerem bem estar à criança e à família;

-Acompanhamento pré-natal: A especialista explica que este tipo de acompanhamento ajuda a mulher e a família a compreender os processos pelos quais passa durante a gestação. “Ações como grupos de gestantes, de pré-natal psicológico, rodas de conversas, orientam e acolhem as famílias nesses momentos”;

-Acompanhamento psicológico: Finalmente, Luana diz que é importante lembrar que cada caso é um caso. Por isso, o acompanhamento de um profissional da psicologia é importante para o correto desenvolvimento da criança.  

‘O QUE NÃO ME CONTARAM’

O “PodFalar, Mãe!” é um programa semanal do Grupo EP que busca abordar temas relacionados à maternidade e desenvolvimento infantil. Nessa semana, a apresentadora Larissa Castro trouxe todos os detalhes da experiência dela com os saltos de desenvolvimento. Confira: 

LEIA MAIS 
Torta de linguiça toscana super prática; aprenda a fazer

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress