19 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Bebês

Quais nomes mais comuns no Brasil em 2023?

Registros nos cartórios apontam nomes mais escolhidos no Brasil no ano passado; veja dados nacionais e regionais

Miguel e Helena lideram ranking de nomes (Foto: EBC)

A Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais) divulgou os nomes mais escolhidos pelos brasileiros em 2023. A divulgação também aponta os registros por estado. Confira!

Quais nomes mais comuns no Brasil em 2023?

Miguel e Helena foram os nomes mais registrados no Brasil em 2023. Foram 25,1 mil crianças com o primeiro e 23 mil com o segundo. Veja o ranking:

Meninos

  • Miguel
  • Gael
  • Theo
  • Arthur
  • Heitor
  • Davi

Meninas

  • Helena
  • Maria Alice
  • Alice
  • Laura

LEIA MAIS

PodFalar, Mãe!: Diabetes gestacional: os riscos para mãe e bebê

O que significa sonhar que está grávida?

- Publicidade -

Dados regionais

Nas listas regionais, Helena e Miguel também aparecem como a maior preferência no Sul, Sudeste e Centro-oeste.

O Rio Janeiro é a exceção entre esses Estados já que para os fluminenses Gael é o nome preferido para meninos e Laura, para meninas.

No Nordeste, Alagoas e Maranhão preferem Maria Cecília e João Miguel. Em Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Ceará, Maria Alice é o favorito, junto de João Miguel. Na Bahia, Gael e Helena são os mais escolhidos;

- Publicidade -

No Norte, Miguel e Helena são os favoritos em Tocantins e Rondônia. Pará e Roraima registraram maior número de meninos chamados Gael. Entre as garotas, Maria Cecília liderando entre os paraenses e Helena, entre os roraimenses. No Amazonas, os favoritos de cada sexo são Arthur e Maria; no Acre, Maria Alice e Heitor; em Rondônia, Miguel e Helena.

Tendências

De acordo com a Arpen-Brasil, também foi observada uma tendência na escolha de nomes curtos, bíblicos e aqueles considerados originais. Nomes que influenciadores digitais escolhem para os filhos, também influenciam na decisão das famílias, segundo a associação.

Gael, por exemplo, o quarto na lista nacional, é o nome do filho mais velho do casal de influenciadores Christian Figueiredo e Zoo. O vídeo em que o casal anuncia o nascimento da criança, que hoje tem quatro anos, soma mais de 5,6 milhões de visualizações no YouTube.

Maria Alice, sétimo nome da lista brasileira, foi o nome escolhido pela influenciadora Virgínia Fonseca, e o marido, o cantor Zé Felipe, para a primogênita do casal. A influenciadora soma mais de 46 milhões de seguidores nas redes sociais.

Nomes como Davi, Ravi, Noah e Isaac, além de Maite, Liz, Aurora, Isis, Maya e Eloá apresentaram crescimento. Apesar de não estarem no top 10 nacional, já figuram na lista dos 30 mais escolhidos pelos pais ao longo do último ano.

*Com informações da Agência Estado

LEIA TAMBÉM

Feijoada do Davi; aprenda receita do É de Casa

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress