29 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Bebês

Como proteger as crianças e os bebês durante uma onda de calor?

Neste período elas podem ficar mais vulneráveis à desidratação e insolação

Desidratação, cansaço e insolação são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar (Foto: Freepik)

Nos últimos dias, o Brasil vem enfrentando uma forte onda de calor. O fenômeno deixa os termômetros 5°C acima da média e deve persistir pelo menos até o fim do verão, no dia 20 de março, segundo a Climatempo. E quem tem filho sabe que quando as temperaturas sobem é necessário redobrar os cuidados com a saúde. Afinal, o calor excessivo pode vir acompanhado de mal-estar geral.

Desidratação, cansaço e insolação são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar. Além disso, segundo a pediatra Blenda Jales, a exposição a altas temperaturas aumenta a chance de doenças respiratórias, como rinite e asma. 

Veja, abaixo, dicas de como proteger as crianças e os bebês durante uma onda de calor.

Como proteger as crianças e os bebês durante uma onda de calor?

Muita água

O calor aumenta a temperatura corporal das crianças, fazendo-as suar e perder líquido. Por isso, em dias quentes, incentive ainda mais o consumo de água. O ideal é que, a partir dos 2 anos, seu filho beba 1 litro e meio por dia para não correr o risco de desidratar. 

Roupas leves e acessórios

Opte por roupas feitas de tecidos leves, que não retenham calor, como algodão, seda, tricoline e linho. Além disso, vista as crianças com acessórios de proteção, como bonés, roupas com proteção solar, chapéus e outros, para garantir a segurança das áreas sensíveis. 

Protetor solar

Atenção para o uso do protetor solar. Até os 6 meses, segundo a da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a recomendação é que a criança não use o produto porque a pele é muito fina e sensível, com maior risco de desenvolver alergias. Portanto, é indicado não expor o bebê diretamente ao sol. Use outros métodos de barreira, como as roupas com FPU (fator de proteção ultravioleta), nos momentos em que não há mesmo como evitar os raios solares. 

A partir dos 6 meses, a criança já pode usar filtro solar, com fator de, no mínimo, 30.

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Como saber se o meu filho está com dengue?

Com que frequência levar meu filho ao pediatra?

Ar condicionado e ventilador

Ar condicionado e ventiladores são essenciais para refrescar os ambientes nos dias de calor, mas é preciso tomar alguns cuidados. O ventilador está liberado, desde que não fique em cima da criança, e o ar condicionado precisa estar com a temperatura em torno de 24 graus. Um ambiente muito frio deixa a mucosa da garganta mais sensível às bactérias, facilitando o aparecimento de infecções, como dor de garganta, por exemplo.

Brinquedos e superfícies

Monitore a temperatura dos brinquedos ao ar livre, especialmente superfícies metálicas expostas ao sol, que podem causar queimaduras. Sempre leve uma toalha ou pano para forrar esses locais.

- Publicidade -

*Com informações da Agência Brasil

**Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA MAIS

Mãe não gestante em união homoafetiva tem direito à licença?

- Publicidade -
plugins premium WordPress