14 de abril de 2024
- Publicidade -
Gravidez e bebê

Como acontece a gravidez de quíntuplos? Entenda

Recentemente, uma jovem de 18 anos, de Nilópolis (RJ), foi surpreendida ao descobrir a gestação de cinco bebês

Gestação de gêmeos costuma ser algo raro, ainda mais em casos em que é dada à luz a três ou mais bebês. Recentemente, a jovem Sara Campos da Silva, de Nilópolis (RJ), foi surpreendida com a notícia de que está grávida de quíntuplos.

A gravidez múltipla costuma acontecer quando uma mulher tem várias ovulações em vez de uma. Com isso, os óvulos são fecundados por mais de um espermatozoide e dão origem a mais de um bebê.

No caso de Sara, a genética da família do pai, Renan, ajuda a explicar a gestação natural de cinco bebês, por já terem testemunhado casos de gêmeos.

Além de ser um fenômeno raro, uma gestação como a de quíntuplos, por exemplo, também implica uma série de riscos que envolvem o aumento de estrias, possibilidade de nascimento prematuro dos bebês e hipertensão e diabetes na gestante. 

 

 

LEIA TAMBÉM  

Amamentação: chance de sucesso é maior quando o pai considera importante 

Saiba qual a importância da vacinação em bebês prematuros

- Publicidade -

REPRODUÇÃO ASSISTIDA

Apesar do caso da gravidez de quíntuplos da jovem de Nilópolis ter ocorrido de forma natural, muitas gestações múltiplas costumam ser resultado de RA (Reprodução Assistida).

Esse método é muito adotado por mulheres com dificuldades de engravidar ou que não querem engravidar de forma natural. A RA consiste em um conjunto de técnicas utilizado por médicos especializados na tentativa de viabilizar a gestação. Para casais em que um dos pares apresenta infertilidade, ela também pode ser a única forma de conceber uma gravidez.

Quando se recorre à Reprodução Assistida, a gravidez de gêmeos acaba se tornando mais comum, com chances de até 25% de ocorrer, ou seja, de cada quatro gestações com fertilização in vitro, uma é múltipla.

Mas, no caso da gravidez de quíntuplos, especialistas afirmam que os riscos de ocorrer de forma “surpresa” acabam sendo menores a partir da fertilização in vitro, já que neste processo você controla o número de embriões inseridos no útero da mulher.
 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Israel e Hamas fecham acordo para libertação de reféns e cessar-fogo

Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress