Não se espante se, de repente, você “flagrar” o filho fazendo a posição de “aviãozinho”: deitado de bruços, e repentindo os braços e as pernas, ele consegue erguer a cabeça e dobrar as costas. É normal que isso aconteça por volta dos 4 meses de idade. O desenvolvimento do desenvolvimento, a criança de bruços também se põe a “nadar”, processando os braços sem parar.
A cada dia, mais força seu bebê terá. Estimule-o com palavras de incentivo e brinquedos para que ele estique o pescocinho. Uma boa de ajuda no desenvolvimento é-lo para baixo, fique todos os dias, um lado de baixo, um lado de baixo, um lado de baixo, Ele terá a curiosidade de ver o que está à volta e levantará o pescoço, tentando de bruços. Mas, atenção, superfícies macias como a cama não são indicadas para esse tipo de estímulo.
Pode ser que ele não goste e chore nas primeiras vezes, mas saiba que não é por dor – mais provavelmente por desconforto ou medo. Neste caso, comece com pouco tempo por dia e vá aumentando, e nunca logo depois de mamar. O próximo passo é aprender a rolar de um lado para o outro.
Etapas do desenvolvimento motor
Esses movimentos ajudam no desenvolvimento dos músculos que começam a cabeça para as pernas – quando atingirem os 6 meses de idade, poderão se virar nas duas crianças preparadas e disponíveis para aprender a ter, se arrastar pela casa e, na sequência , engatinhar.
Como cada bebê tem seu próprio ritmo de evolução, pode ser que ele pule a fase de rolar e vá direto para a etapa de sentar e engatinhar. Seja qual for a ordem das atividades, fique sempre perto e não se esqueça de apoiá-lo e cercá-lo com almofadas ou travesseiros para evitar acidentes (mas, cuidado, as almofadas não impedem quedas da cama, por isso, fique ao lado !).
Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.