Ler livros para os bebês desde cedo traz vários benefícios. O primeiro deles é permitir que você e seu filho compartilhem um momento especial de afeto, que ficará na lembrança por muito e muito tempo! A sua voz é, nesses primeiros meses de vida, o som mais maravilhoso do mundo para ele. Ao ler uma historinha, portanto, ele vai se sentir ainda mais acolhido e amado.
Por mais que a criança não compreenda ainda o sentido das palavras, ela assimila aos poucos o contexto através da entonação e dos fonemas (os sons das letras e sílabas). E é, também, estimulada nos aspectos físicos, cognitivos e emocionais. Em longo prazo, a memória e a concentração ficarão mais afiadas e a criança, além de gostar de ler, será mais curiosa, criativa e com um vocabulário mais amplo.
Que livros ler para o bebê?
Na dúvida sobre qual tipo de livro ler para o seu filho? Siga os seguintes conceitos:
- Cores: Aposte nos contrastes – preto/branco, amarelo/vermelho – e nos tons primários, ótimos para captar a atenção.
- Bichos: Livros com historinhas de animais ou que simulam o som que eles fazem também são boa pedida.
- Opostos: Grande/pequeno, alto/baixo, claro/escuro e grosso/fino são alguns dos conceitos bons de se trabalhar nessa fase.
- Texturas: Livros nos quais os bebês podem passar a mão e sentir diferentes materiais estimulam a sensorialidade. Aproveite para fazer a relação: o rabo do jacaré é áspero, o pelo do gato é macio…
- Hora do banho: Livros de plástico ou borracha, do mesmo material que as boias, podem ser levados à boca. Além de imagens e leitura, a criança ganha um brinquedo e associa a leitura à diversão.
- Música: Com botões para apertar ou do tipo chocalho, despertam também o interesse pela musicalidade.
- Poesia: A oralidade e a combinação de palavras surte um efeito totalmente calmante nos pequenos.
Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.