Por volta do 10º mês de vida, o bebê já entende o significado da palavra “não” – muitos, inclusive, até repetem a palavra, sacodem a cabeça ou fazem o gesto de negativo com o dedinho. Essa capacidade de compreensão pode começar um pouco antes ou depois, quando ele tem entre 8 e 12 meses, dependendo do ritmo de cada um.
É normal que, em plena fase de múltiplas descobertas, ele faça justamente o que você está mandando não fazer, apenas para testar a sua reação. E pode fazer isso mais de uma vez para comparar a sua forma de reagir. Tenha certeza: ele vai repetir a ação.
Por que o bebê é tão impaciente?
O bebê conta com uma vaga noção do que é antes e depois, mas como ele ainda vive no mundo do agora, do 100% presente, não entende que precisa esperar para ser pego no colo ou para que a mãe, ocupada, alcance um determinado brinquedo.
Porém, seu filho consegue antecipar determinados acontecimentos através da percepção: sons e cheiros na cozinha, por exemplo, indicam que o jantar está sendo preparado. O fato de ele “sacar” isso, no entanto, não o impede de ficar irritado enquanto espera tudo ficar pronto.
Outro traço intelectual do período é repetir palavras sem parar – “oi”, “tchau” e até o famoso “não” -, fazendo disso uma resposta a cada pergunta. Prepare-se para essa fase de repetição e de impaciência, que uma hora passa!
Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.