19 de maio de 2024
- Publicidade -
PodFalar, Mãe!

PodFalar, Mãe!: Novo episódio explica o que é assimetria craniana e torcicolo congênito

Conheça histórias de crianças que tiveram deformidade no crânio

 

A oftalmologista Natalia Rodrigues é mãe de Bela, uma criança que passou por uma cirurgia para tratar a deformidade no crânio (Foto: Reprodução/ EPTV)
A oftalmologista Natalia Rodrigues é mãe de Bela, uma criança que passou por uma cirurgia para tratar a deformidade no crânio (Foto: Reprodução/ EPTV)

 

A assimetria craniana é um problema relacionado à deformação no formato da cabeça do bebê. Uma das causas dessa deformidade é quando a criança dorme muito tempo de um só lado. Este é o assunto do novo episódio do podcast, do Grupo EP, PodFalar, Mãe! (clique aqui). 

O problema é muito mais comum do que aparenta e ocorre nos primeiros dias de vida da criança. A assimetria craniana não é apenas uma questão estética, pois se caso não for tratada, dependendo do nível, pode prejudicar o desenvolvimento futuro da criança. 

ASSIMETRIA CRANIANA 

A oftalmologista Natalia Rodrigues é mãe de Bela, uma criança que passou por uma cirurgia para tratar a deformidade no crânio. “Eu percebia na face, no rostinho e no crânio que tinha alguma assimetria. Era algo que não era normal”, afirmou. 

Natalia explica que foi a partir de sua inquietação que acabou procurando um especialista. O diagnóstico mostrou que Bela tinha uma cranioestenose, que é quando o crânio se fecha antes do momento certo. “Isso, no futuro, tem o aumento da pressão intracraniana, cegueira por conta do nervo óptico e a gente precisa fazer a correção”, explicou. 

- Publicidade -

Mariana Furlan é advogada e mãe do Benício, que nasceu prematuro de 28 semanas (Foto: Reprodução/ EPTV)
Mariana Furlan é advogada e mãe do Benício, que nasceu prematuro de 28 semanas (Foto: Reprodução/ EPTV)

Mariana Furlan é advogada e mãe do Benício, que nasceu prematuro de 28 semanas e ficou mais de 60 dias na UTI. De acordo com Mariana, a incubadora foi o motivo da assimetria craniana no filho. “Ele já saiu da UTI com a cabecinha bem tortinha”, disse. 

Benício passou por meses de fisioterapia, mas não apresentou melhoras, pois a deformidade estava em um nível severo. A solução foi à utilização da órtese por três meses, um capacete que auxilia no tratamento. 

No entanto, Mariana relata que o filho passou por uma série de comentários preconceituosos por causa do acessório. “As pessoas ficam olhando na rua, apontam. Tem gente que pergunta. Tipo, nunca me viu na vida, vem e fica questionando”, desabafa. 

- Publicidade -

Hoje, ele está saudável e a família comemora junta a recuperação de Benício. 

PODFALAR, MÃE! 

A assimetria craniana e outros assuntos da maternidade e do desenvolvimento das crianças na primeira infância podem ser uma surpresa na vida das mães. No entanto, existem caminhos para se informar e melhorar a experiência da maternidade. 

O podcast PodFalar, Mãe! é uma realização do Grupo EP e tem o objetivo de ajudar mães, pais e cuidadores de crianças em geral com informações úteis e simples. 

A primeira temporada terá 12 episódios, de aproximadamente 30 minutos cada, e são distribuídos nas principais plataformas de áudio e podcasts (Deezer, Spotify, Apple Music etc.). 

A produção conta com apresentação da jornalista Larissa Castro e edição da jornalista Luana Cezarini. 

PRIMEIROS EPISÓDIOS 

Se você perdeu os quatro primeiros episódios do PodFalar, Mãe!, você pode ouvir aqui (Clique aqui)

– O primeiro episódio trouxe como assunto o mecônio, que é o primeiro cocô dos bebês (Clique aqui)

– O segundo episódio desvendou os mitos da fertilidade de homens e mulheres (Clique aqui)

– O terceiro episódio abordou questões sobre a depressão pós-parto e da campanha “Maio Furta-cor”. Para ouvi-lo, basta acessar este link (Clique aqui)

– O quarto episódio explicou os cuidados com o nascimento prematuro das crianças (Clique aqui)

*Com supervisão de Luciana Félix.

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress