É no segundo trimestre que você vai começar a ganhar rosto e corpo de gestante. Os seios começam a se preparar para a amamentação e a aumentar de volume – se é que já não cresceram e ficaram mais sensíveis por volta da 4a semana de gestação -, e as aréolas se tornam mais escuras e aumentam de diâmetro.
Além disso, surgem protuberâncias nas aréolas, chamadas de “tubérculos ou glândulas de Montgomery”, que secretam um líquido oleoso que protege a região da mama durante a lactação. Elas também produzem o cheiro que atrai o bebê até o peito.
A partir de 14 semanas, você já pode começar a produzir leite! Se isso acontecer, há protetores de mamilos que podem ser usados para não manchar suas roupas. Após o parto, os seios aumentam mais ainda, para a descida do leite.
Outros sintomas do segundo trimestre
Alguns sintomas chatinhos ainda fazem parte do “pacote” gravidez, como prisão de ventre e inchaços nas extremidades. Para driblá-los, o ideal é investir em uma alimentação à base de fibras e beber muita água. A boa notícia é que os hormônios também são os responsáveis por dar um brilho extra aos seus cabelos e à sua pele. Prepare-se para ouvir muitos elogios!
E prepare-se, também, para vivenciar uma das experiências mais emocionantes da sua vida. Entre a 18ª e a 20ª semana, o bebê deve começar a se mexer! Bom, a verdade é que ele se movimenta desde a 10ª semana, quando pernas e braços ainda estavam em desenvolvimento, mas nada era perceptível.
Para saber como identificar os movimentos, imagine peixinhos ou borboletas brincando dentro de sua barriga, bem abaixo do umbigo. É comum confundir as primeiras mexidas com roncos no estômago e até gases, mas logo você vai conseguir reconhecer as primeiras interações do seu bebê.
Quer saber mais? Assine nossa newsletter e receba toda semana mais matérias sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e gratuito.