19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Cult

Qual a polêmica do filme Som da Liberdade?

Obra tem sido alvo de críticas, que apontam divergências em relação aos relatos do verdadeiro Tim Ballard

Considerado por alguns o filme mais polêmico do ano, “Som da Liberdade” tem sido acusado de propagar a QAnon, uma teoria conspiratória da extrema-direita, que acredita na existência de uma elite global formada por pedófilos, canibais e adoradores de Satanás, responsáveis por sequestrar crianças para beber seu sangue. 

Baseado na história real do autoproclamado ativista Tim Ballard (interpretado por Jim Caviezel), “Som da Liberdade” acompanha a história de um ex-agente federal, que embarca em uma missão para salvar uma menina de traficantes de crianças. Com o tempo se esgotando, ele viaja pelas profundezas da selva colombiana, colocando a própria vida em risco para salvá-la. 

Apesar de ter arrecadado mais de US$ 180 milhões em sua estreia nos Estados Unidos, o filme também tem sido alvo de críticas, que apontam divergências em relação aos relatos do verdadeiro Tim Ballard. 

“Ballard disse repetidamente que a OUR [Operation Underground Railroad, ou seja, a organização sem fins lucrativos contra o tráfico sexual] desempenhou um papel central em um grande caso de combate ao tráfico humano no estado de Nova York e insinuou que ajudou a resgatar uma vítima desse caso, quando, na realidade, de acordo com transcrições judiciais e outros registros analisados pela VICE World News, a vítima corajosamente escapou do seu traficante por conta própria”, afirmou uma publicação da VICE News, em 2020.  

 

LEIA TAMBÉM  

Ana Furtado comemora fim do tratamento contra o câncer 

Virginia Fonseca está grávida?

- Publicidade -

Além disso, após a estreia do filme, sete mulheres acusaram Ballard de cometer abuso sexual em meio a missões secretas de resgates a vítimas de tráfico sexual. Fontes da VICE, disseram que o ex-agente convidava as mulheres para agirem como suas “esposas”. 

Além disso, ele teria forçado as vítimas a compartilharem a cama e tomarem banho juntos, com a justificativa de que isso era necessário para enganar os traficantes. Uma das mulheres responsáveis pelas queixas ainda teria recebido fotos de Ballard apenas de cueca e outra teria sido questionada sobre “até onde ela estava disposta a ir” para salvar crianças. 

No Brasil, o filme foi lançado no dia 21 de setembro e já, em seu primeiro fim de semana, arrecadou 5,77 milhões. 

- Publicidade -

 

LEIA MAIS 

Presidente Lula recebe alta do hospital após cirurgia

Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é Assistente de Mídias Digitais do Tudo EP, ACidade ON e EPTV Campinas, onde também foi estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress