Recentemente, pesquisadores descobriram uma interessante relação entre cartas escritas pelo pintor Van Gogh e o seu estado de saúde mental. Os estudos indicam que, possivelmente, o artista sofria com o transtorno de bipolaridade.
Para tanto, os estudiosos analisaram mil cartas escritas por ele, demonstrando momentos entre picos de depressão e outros de alta produtividade e empolgação. Além disso, as correspondências mostram o seu descontentamento com a pobreza e falta de reconhecimento no mundo artístico.
Por outro lado, muito se questiona também sobre quais plantas ele teria pintado em vida. Confira alguns detalhes abaixo:
LEIA TAMBÉM
Ludmilla cometeu intolerância religiosa? Cantora é acusada por show no Coachella
Qual é a idade de Antônio Fagundes, o primeiro José Inocêncio?
Qual planta foi pintada por Van Gogh?
Entre diversos quadros famosos de Van Gogh, como “O Quarto”, “A Noite Estrelada” e “Auto-Retrato”, destacam-se também aqueles que foram inspirados em alguma planta, como o próprio “Os Girassóis”.
Entre esses, estão:
Vaso de Gladíolos e ásteres chineses (1886): pintada em 1886, em Paris, a obra revela técnica e aplicação de cores, sendo as principais: verde, vermelho, azul e laranja.
Girassóis cortados (1887): uma das plantas preferidas de Van Gogh, os girassóis marcam presença em alguns de seus quadros. Neste exemplar, ele teve inspiração no jardim de Montmartre.
Vaso com Rosa cor-de-rosa (1890): estudiosos acreditam que ele teria feito essa pintura depois de enfrentar um momento conturbado. Por isso, a rosa seria a representação da renovação.