19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

Temporada das baleias jubartes já começou?

Mamíferos são avistados no litoral paulista e chamam atenção; saiba quando é possível ver essas gigantes do mar

calda de baleia, mar
Litoral Norte paulista foi contemplado com a vista (Foto: Divulgação)

Os avistamentos de baleia têm atraído turistas no litoral norte de São Paulo. Muitos aguardam a época do ano em que é possível ver esses mamíferos. O capitão de uma embarcação, Jeferson Ramiro, teve sorte e acabou captando as primeiras imagens de uma jubarte em 2024. Os registros aconteceram na semana passada.

Segundo o fundador do Projeto “Baleia à Vista”, Júlio Cardoso, o cetáceo filmado é jovem. “No dia seguinte foi registrado um outro avistamento na região, mas tudo indica ser a mesma baleia”, conta.

O momento coincidiu com a data de início das ativações de avistamentos desses mamíferos, que é organizada em São Sebastião.

LEIA MAIS

Qual é a rua no Rio eleita como a 8ª mais legal do mundo?

Calhetas: conheça a praia paulista que une tudo em um só lugar

- Publicidade -

Temporada das baleias jubartes já começou?

Apesar de ainda ser cedo para a temporada das baleias, esses registros simbolizam o início da movimentação delas em busca de águas mais quentes para reprodução. Oficialmente, a temporada das baleias tem início em maio e perdura até agosto, com maior intensidade de avistamentos entre junho e julho.

Na temporada anterior foram registrados 740 avistamentos no Canal de São Sebastião, a expectativa da secretaria de turismo dessa região é alta para esse ano.

“É, sem dúvida, um espetáculo que a maioria das pessoas gostaria de presenciar. É uma atração turística cujo interesse está crescendo e que nos orgulhamos de desenvolver com sustentabilidade. Tanto que no final do ano passado ganhamos o Prêmio Braztoa pela implementação bem-sucedida do turismo de observação de baleias que preza pela preservação ambiental”, disse a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.


Avistamento das Baleias

Na temporada das baleias, os turistas podem sair ao mar, partindo de vários pontos do litoral de São Sebastião. As embarcações são cadastradas e há uma tripulação preparada para cumprir as normas de avistagem, a qual dirá como proceder caso haja aproximação dos animais, e de um palestrante representando o Projeto Baleia Jubarte.

- Publicidade -

O regulamento estabelece os seguintes critérios para realização dessa atividade:

  • Máximo de duas embarcações por cada grupo de baleia
  • Aproximação de até 100 metros dos animais
  • Permanência máxima de meia hora
  • Motor neutro da embarcação

Também há um protocolo de medidas que é seguido quando uma baleia é avistada no Canal de São Sebastião. “É emitido um alerta vermelho para que as balsas e demais embarcações reduzam a velocidade e redobrem a atenção”, conta o fundador do projeto.

Ativações

Como forma de atrair os turistas, a região realiza a temporada de avistamento das baleias. Apesar de recente, essa atividade ecoturística já tem grande número de interessados, tanto que foi a escolhida para compor o stand do município na WTM (World Travel Market).

Na ativação, a imersão com óculos 3D se destacou, oferecendo ao usuário a experiência de estar dentro de um barco no Canal de São Sebastião avistando baleias jubartes. Além dela, havia uma escultura de baleia, que possibilitava a visualização da grandiosidade desses animais marinhos.

Essa mostra é importante na medida em que aumenta a procura pela atividade de avistamento das baleias, propulsora da economia e sustentabilidade do local.

“São Sebastião, já muito conhecida por suas praias e natureza deslumbrantes, também é destino para avistamento de baleias. É essa mensagem que queremos que chegue aos turistas. E que estamos empenhados em promover o turismo sustentável e a preservação do meio ambiente”, acrescenta Adriana.

*Sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM

Ludmilla cometeu intolerância religiosa? Cantora é acusada por show no Coachella

Janaína Boaventura
Estagiária no Tudo EP e nA Cidade ON, é graduanda em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress