Dia 19 de maio é celebrado o Dia de Santo Ivo, padroeiro dos advogados. Ivo de Kermartin, conhecido como o “defensor dos pobres”, dedicou a vida aos mais necessitados, aos órfãos e às viúvas.
Ivo nasceu na Bretanha, França, no ano de 1253. Em uma família de nobres, ingressou na Universidade de Paris e desenvolveu seus estudos ao lado de mestres como São Tomás de Aquino e São Boaventura. Formado em Direito Civil, ainda estudou Direito Canônico.
Mais tarde, tornou-se franciscano e doou aos pobres seus objetos pessoais de valor, seguindo na vida ascética (que abstém dos prazeres físicos e psicológicos, seguindo a vida espiritual).
Ivo se tornou juiz do Tribunal Eclesiástico na diocese de Rennes e conquistou a todos pela integridade e pela imparcialidade. Criou hospitais e asilos para idosos e crianças abandonadas, onde estabeleceu seu escritório para atender os mais pobres e desamparados.
Santo Ivo é considerado também patrono de todos os estudantes de Direito, defensores públicos, funcionários da Justiça e profissionais que se relacionam com ela.
LEIA TAMBÉM
Filho de Luciana Gimenez com Mick Jagger completa 24 anos
Roberto Justus se explica após fala polêmica sobre Galisteu
No dia 19 de maio de 1303, Santo Ivo morreu na França. Em 1347, Ivo foi canonizado pelo Papa Clemente VI. Seu corpo se encontra sepultado na Catedral de Tréguier na França.
Na Itália, há uma igreja em sua homenagem. A SanIvo ala Sapienza, localizada em Roma.
LEIA MAIS