O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro e tem uma simbologia poderosa: nessa data é marcado o fim do ciclo natalino. O Natal tem acontece no dia 25 de dezembro carrega consigo a tradição de enfeitar a casa, com guirlandas, enfeites típicos e luzes especiais, além dos presentes e da árvore natalina.
No entanto, essa decoração deve ser retirada no Dia de Reis porque, segundo a tradição católica, nesta data, os três reis magos (Baltazar, Gaspar e Melchior), guiados pela Estrela de Belém, viajaram para presentear o menino Jesus na manjedoura.
LEIA TAMBÉM:
Silvia Abravanel diz que demissão de Yudi foi motivada por corte de cabelo
Renatinho Bokaloka sofre infarto durante show ao vivo em bar
Além disso, foi em um dia 6 de janeiro que o nascimento de Jesus foi revelado para todo o resto do planeta, momento que ficou conhecido como a primeira manifestação de Cristo: a Epifania do Senhor.
No Brasil, entre as outras manifestações dessa data, estão a “Folia de Reis”, “Terno de Reis” e a famosa comemoração “Boi de Reis”, uma homenagem aos reis magos que se estende durante todo o período de Natal.
Por conta dessa simbologia, a tradição de retirar os enfeites de natal ganhou força. Além disso, o fim das festividades natalinas marca o início da preparação para a Páscoa e as suas tradições.
LEIA MAIS
Confira o calendário de fenômenos astronômicos deste ano