12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
ON Run

Massagem pode ser uma poderosa aliada dos corredores

Essa prática, antes e depois de um treino ou prova, além de relaxar o corpo dolorido, promove a recuperação muscular

Massagear os músculos antes e depois de um treino pode ser não apenas uma experiência relaxante para o corpo, mas também pode promover a recuperação muscular, cardiovascular e psicológica.

Neste artigo baseado em material publicado no blogo no freeletics.com, estão algumas maneiras pelas quais a massagem pode ajudar na jornada rumo à boa forma.

RELAXAMENTO FÍSICO E MENTAL
Esse tipo de massagem é aquele conhecido como “massagem terapêutica” e inclui a maioria dos tipos de massagem esportiva, liberação miofascial e massagem de tecidos profundos.

A massagem terapêutica usa técnicas manuais ou com ferramentas para aplicar pressão e movimento nos músculos e outros tecidos moles.

Um dos principais efeitos é desacelerar o sistema nervoso do corpo, o que acalma a mente, ajudando na diminuição do estresse e da tensão corporal.

Essa diminuição do estresse ajuda a promover a recuperação de lesões e, consequentemente, criar uma sensação geral de bem-estar e relaxamento.
 
LEIA MAIS 
6 benefícios da corrida de rua para a saúde
 
HARVARD
Estudo controlado pela Harvard Medical School mostra que pessoas submetidas a quatro semanas de massagem localizada “dormiram melhor e tiveram menos ansiedade e depressão do que as pessoas do grupo de controle que não foram massageadas”.

A massagem é a forma mais comum de estimular a fáscia muscular (tecido conjuntivo fibroso contínuo e tridimensional, que reveste e conecta todas as estruturas corporais), como parte do processo de liberação miofascial.

O objetivo é diminuir a tensão muscular e aliviar as sensações de dor e rigidez em torno dos “pontos de gatilho” da fáscia que existem por todo o corpo.

A massagem de liberação miofascial, quando usada como parte de um regime de treinamento físico, aborda os principais pontos de gatilho em todo o corpo, com base no estado de seus músculos pré e pós-treino.

- Publicidade -

Isso, por sua vez, ajuda os músculos a retornar ao seu estado normal e promove seu crescimento e regeneração pós-treino.

REDUÇÃO DA DOR
A eficácia da massagem terapêutica no alívio da dor nas costas, mãos, pescoço e joelhos, em particular, tem mostrado resultados promissores.

Um estudo realizado com participantes que se exercitam regularmente mostrou a diferença entre ser massageado ou não após as atividades físicas. Um primeiro grupo, submetido a exercícios e massagem, não relatou dor contínua 90 minutos após a massagem terapêutica. Um segundo grupo, que apenas fez exercícios, relatou dor duradoura 24 horas após o exercício.

Nos últimos anos, hospitais e clínicas descobriram que a massagem pode ser usada em combinação com outros métodos para até mesmo reduzir a dor aguda e crônica em pacientes com uma ampla gama de condições dolorosas.

- Publicidade -

MELHORA NA CIRCULAÇÃO
A massagem também pode ser benéfica para a saúde cardiovascular no longo prazo.

No mesmo estudo mencionado acima, os pesquisadores mediram os níveis de fluxo sanguíneo em grupos de participantes por meio de “ultrassom da parte superior do braço em 90 minutos, 24, 48 e 72 horas após o treino” seguido de exercício controlado e período de massagem.

O que eles descobriram foi que o grupo que fez exercícios e recebeu massagem terapêutica apresentou melhora no fluxo sanguíneo a cada vez que eram testados, e que essa melhora do fluxo só voltou ao normal após 72 horas.

O grupo que apenas se exercitou, mas não recebeu massagem terapêutica, “apresentou redução do fluxo sanguíneo após 90 minutos e 24 e 48 horas, com retorno aos níveis normais em 72 horas”.

EQUIPAMENTO DE MASSAGEM NO TREINO
Nem todo mundo pode ter um massagista. E isso não deve impedir ninguém de também receber esses benefícios. É possível incorporar a massagem na rotina de exercícios mesmo sem conhecer técnicas de massagem. 

Usar o equipamento de massagem conforme as instruções é o “pulo do gato”.

Experimente uma sessão curta de massagem antes e depois do aquecimento e desaquecimento e tente prestar atenção às sensações que tem nas áreas que estão sendo massageadas.

MASSAGEADORES DE PERCUSSÃO
Recentemente, os equipamentos de massagem com vibração terapêutica se tornaram mais conhecidos e acessíveis.

Embora as ferramentas de massagem ativadas por vibração e as tradicionais sejam eficazes para alcançar os benefícios mencionados acima, adicionar diferentes níveis de vibração à massagem pode fornecer um nível extra de consistência e controle técnico sobre a experiência.

Um massageador de vibração/percussão (às vezes chamado de “pistola de massagem” ou “martelo de massagem”) aumenta os efeitos da liberação miofascial que se obtém com o rolamento de espuma tradicional e a liberação do ponto de gatilho com a bola de fáscia.

Compartilhe:
Gaspar Martins

administrator
Formado em Publicidade e Propaganda com ênfase em Marketing, além de ser jornalista e possuir MBA em Gestão de Projetos. Faz parte da equipe do Grupo EP desde 2017, atualmente como Supervisor de Mídias Digitais. Tem experiência no desenvolvimento de estratégias de marketing digital, trabalha em conjunto com uma equipe criativa e busca constantemente a inovação e as últimas tendências do setor.
- Publicidade -
plugins premium WordPress