Nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Repórter. A data celebra os profissionais que, diariamente, trabalham com a apuração das notícias e vão aos locais dos acontecimentos para trazer todos os detalhes dos fatos para o público. Nem todo jornalista é, necessariamente, um repórter, já que pode ocupar diversas funções dentro de uma redação. Pensando nesta data, o Tudo EP separou os cinco filmes para você conhecer mais dessa importante profissão.
FILMES
-The Post – A Guerra Secreta (2017)
Esse filme, com Meryl Streep e Tom Hanks, foi indicado ao Oscar de 2018 e conta um dilema real vivido pelo jornal The Washington Post no início da década de 70. Na época, o jornal estava prestes a entrar na bolsa de valores, quando vazaram dados secretos sobre a Guerra do Vietnã. Essas informações mostravam que o governo americano havia mentido para a população. O filme tem o cuidado de evidenciar a tensão entre editores, jornalistas e investidores.
-O Quarto Poder (1997)
Max Brackett (Dustin Hoffman) é um repórter de televisão de meia idade e está em busca de uma grande história para alavancar a carreira. Em uma oportunidade, fazendo uma reportagem cotidiana no museu de história natural, ele presencia uma situação inusitada: um segurança demitido se revolta e faz crianças de refém. O acontecimento ganha destaque nacional e Brackett decide extrair o máximo de informação daquele perigoso acontecimento. O filme fala sobre o papel do jornalismo como o “Quarto Poder” da sociedade, capaz de mobilizar toda uma nação em apenas um único acontecimento.
VEJA TAMBÉM
After dos crias termina em guerra de espuma e sister furiosa
Fim do mundo? Pássaros sombrios tomam rua no México e intrigam moradores
-Íntimo e Pessoal (1996)
Sally Atwater (Michelle Pfteiffer) é uma jovem mulher que tem desejo de fazer parte do mundo das notícias. Ela então conhece Warren Justice (Roberty Redford), um jornalista que vê potencial na moça. Com o passar do tempo, Sally ganha experiência, se apaixona pelo repórter e desenvolve um grande relacionamento, que precisa enfrentar a dificuldade da distância quando ele sai para uma cobertura internacional.
-Ela disse (2019)
Essa história é inspirada em eventos reais de duas jornalistas do New York Time que tiveram uma importante função social. Megan Twohy e Jodi Kantor inspiraram toda uma geração e inspiraram o movimento #MeToo, que traz à tona assuntos de agressão sexual em produções cinematográficas de Holywood. Em 2017, a repórter do New York Times Jodi Kantor recebeu uma denúncia de que a atriz Rose McGowan foi abusada sexualmente pelo produtor Harvey Weinstein. Desde então, a partir da apuração jornalística, a história ganha cada vez contornos mais dramáticos.
-Todos os homens do presidente (1976)
Esse filme, também baseado em casos reais, traz a história de um furo jornalístico que tombou um presidente dos Estados Unidos. O Caso Watergate é famoso por ter coletado mais de 3.400 horas de conversas em áudio, imagens de arquivos e documentos secretos que fizeram o presidente Richard Nixon renunciar frente a casos de corrupção. O filme evidencia a rotina dos jornalistas e o compromisso com a boa e séria apuração do fato.
LEIA MAIS
Amazônia: onças estão em áreas ameaçadas pelo homem, diz estudo