15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Fábio Porchat fala sobre retorno aos palcos e papel do teatro em sua vida: ‘Esse um ano que passou foi difícil’

Em cartaz com a peça "Histórias do Porchat", humorista contou para o Tudo EP sobre suas experiências com viagens e falou sobre a longa lista de novidades que estão por vir

Rosto que já se tornou grande conhecido da televisão, Fábio Porchat decidiu retornar aos palcos com um novo espetáculo. No ano passado, ele estreou a peça “Histórias do Porchat”, que reúne várias situações já vividas por ele em suas diversas viagens pelo mundo. O show continua rodando pelo estado de São Paulo, com próximas apresentações marcadas em Ribeirão Preto e Campinas.

A forte reputação como viajante se tornou quase parte do currículo do humorista, que já viajou para 63 países diferentes. Em entrevista ao Tudo EP, Porchat contou que as pessoas sempre gostaram de ouvir sobre as suas viagens e, a partir disso, percebeu que tinha material suficiente para transformar suas experiências em um stand-up.

“Eu senti que a gente estava precisando rir de coisas leves, que não fossem polêmicas, que não tivesse política. Senti que o Brasil estava muito, na verdade a gente ainda está dividido, todo mundo brigando, a gente tá voltando de uma pandemia… Eu quis fazer um espetáculo para todo mundo, pra gente rir junto, pra gente se divertir sem precisar saber quem é a pessoa do lado”, disse.

E o objetivo parece ter se concretizado, com uma apresentação que deixa o auditório com “dor na bochecha” de tantas gargalhadas após cada apresentação. Colocando em números, ele e sua equipe estimam que o “Histórias do Porchat” consegue render uma risada a cada 10 segundos.

Voltar para os palcos também é motivo de grande felicidade para o próprio comediante que, entre tantos meios de atuação, afirma que esse é o que ele mais gosta de estar. “O teatro é o lugar onde eu me sinto mais completo, mais feliz. Esse um ano que passou foi um ano difícil, com muitas mudanças na minha vida. Eu acho que foi o teatro que me deu base para eu continuar seguindo firme e forte. É o lugar onde eu me realizo”, afirma Fábio. 

EXPERIÊNCIAS COM VIAGENS

Entre histórias que vão desde uma massagem na Índia, encontro com gorilas, safáris na África, e até dor de barriga no Nepal, talvez a receita para Fábio Porchat conseguir reunir tantas experiências inusitadas em sua peça esteja no fato dele se colocar à disposição do acaso em suas viagens.

“Eu tento estar atento ao meu redor para viver experiências e deixar o improviso também, de alguma forma, tomar conta da viagem”, conta. Apesar de já ter uma noção prévia dos destinos que costuma visitar, a ideia de ficar aberto a coisas novas dá a ele a possibilidade de conversar com desconhecidos, encontrar com brasileiros que vivem nos lugares em que ele visita para serem seus guias e, dessa forma, poder viver experiências diferentes.

Essa postura faz com que a frustração não seja um elemento muito presente nos diversos passeios que Porchat faz anualmente. “Claro que tem coisas que dão errado, mas não necessariamente uma viagem precisa dar tudo errado. Ela pode só dar coisas curiosas, que podem gerar boas histórias e boas piadas”. 

- Publicidade -

 

 

LEIA TAMBÉM  

Confeiteira do TikTok: conheça a trajetória de Raiana Caetano 

- Publicidade -

Quem é o pastor Junior Rostirola, autor do livro “Café com Deus Pai”

QUE HISTÓRIA É ESSA, PORCHAT?

A troca que o teatro proporciona com o público é motivo de grande encantamento de Porchat com os palcos. Tal aspecto conseguiu ser transposto, de certa forma, para o seu programa de televisão no GNT, unido com a contação de histórias.

O apresentador revela que não imaginava que o “Que História é Essa, Porchat?”, já em sua quinta temporada, iria alcançar tamanho sucesso, nem que o público se apegaria tanto às histórias contadas.

“O programa fez uma coisa que é sentar em volta de uma fogueira para ouvir história, que é uma coisa que a gente na pré-história já fazia, e agora estamos fazendo em 2023. Então, eu fico muito feliz com a repercussão toda que está acontecendo, porque mostra que o programa está muito no caminho certo”, compartilha Fábio.

Em relação às suas histórias favoritas, ele relembra a da atriz Heloisa Pérrisé, que confundiu o ginecologista com um diretor de cinema; a da Fernanda Torres que virou o meme “totalmente drogada”; as do ator Lúcio Mauro Filho; e até uma mais recente, de um jovem flamenguista que precisou operar o coração por conta do rubro-negro.

Porchat acredita que o programa ainda tem uma cauda longa, mesmo já com cinco anos de existência, porque, no fim das contas, as mesmas pessoas podem voltar contando histórias diferentes.

Há ainda uma série de nomes que ele gostaria de ter como futuros convidados. Alguns que o apresentador cita poderiam até render um especial dos sertanejos, com Luan Santana, Maiara e Maraísa, César Menotti e Fabiano, Leonardo e Michel Teló.

FUTUROS PROJETOS

Mesmo fazendo uma viagem ou outra ao redor do mundo, Fábio Porchat já tem planos bem agitados para o futuro. Em breve, ele deve fazer um novo retorno, dessa vez nas telas de cinema, com a comédia romântica “Evidências do Amor”.

O filme, protagonizado por ele e pela cantora Sandy, estreia no dia 22 de fevereiro e tem a música “Evidências”, da dupla Chitãozinho & Xororó, como base do seu enredo. A canção passa a ser fundamental para o retorno do casal recém-separado, em que o personagem de Fábio volta a uma memória antiga do relacionamento toda vez que a escuta e percebe que também tem um pouco de culpa no término.

Antes disso, no dia 3 de dezembro, chega ao streaming Paramount+ o especial de Natal do Porta dos Fundos. O lançamento será um stand-up feito na época de Cristo, falando sobre o velho testamento, com histórias da Bíblia que não são tão conhecidas.

Além da “Histórias do Porchat”, que terá o seu retorno no ano que vem no Rio de Janeiro, o humorista ainda vai dirigir a peça “Agora é que são elas”, com esquetes de textos feitos por ele mas apresentados pelas comediantes Maria Clara Gueiros, Júlia Rabello e Priscila Castello Branco.

A lista de novidades de Fábio Porchat é longa e ainda conta com programa novo na Rede Globo e mais filmes e séries que estão por vir.
  

 

*Sob supervisão de Marcos Andrade

 

LEIA MAIS 

Turismo no Brasil cresce e já acumula R$ 121 bilhões em 2023

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress