O sertanejo Gusttavo Lima teve um show transferido da Fazenda Santa Margarida, de Campinas, no interior do estado de São Paulo, para o Shopping Parque Dom Pedro, na mesma cidade. O show estava previsto para acontecer no dia 21 de julho e a mudança é devido a surtos de febre maculosa.
Segundo o comunicado da Fazenda Santa Margarida, a apresentação musical vai ser mantida para 21 de julho, data original do evento, às 20h. A nota ressalta que a venda de ingressos continuará “nas mesmas condições” anteriores à interdição, e que todas as entradas já vendidas estão válidas para o novo espaço.
Na terça-feira (13), a prefeitura de Campinas proibiu o espaço de sediar outros eventos sob a suspeita de o local ser o foco de um surto de febre maculosa que já vitimou quatro pessoas, entre elas uma adolescente de 16 anos. Todas as vítimas estiveram no mesmo evento, a Feijoada do Rosa, no dia 27 de maio.
LEIA TAMBÉM
Saiba se existe vacina contra a febre maculosa
Saiba qual é a diferença entre carrapato-estrela e carrapato comum
Uma semana depois, a casa de eventos sediou o show do cantor Seu Jorge, no dia 3 de junho. Após a identificação do surto, a recomendação é que todos os que estiveram no local nas duas datas procurem um médico se começarem a sentir sintomas da doença.
No momento, duas mulheres que estiveram na Fazenda Santa Margarida, uma de 40 anos e que frequentou a festa do dia 27 de maio, e outra de 38, que foi ao show do Seu Jorge no dia 3 de junho, estão internadas. As causas do adoecimento das suas pacientes ainda estão sendo investigadas.
A fazenda diz que atende às determinações da prefeitura de Campinas em relação às medidas adotadas para identificar eventuais novos casos entre os frequentadores e prevenir futuras ocorrências.
No comunicado, a casa de eventos diz ainda que a documentação do espaço está em “conformidade com todos os requisitos legais”, e que a equipe continua em contato com o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) da Prefeitura de Campinas para adotar medidas de prevenção contra a febre maculosa.
QUAIS SÃO OS CASOS DE FEBRE MACULOSA?
– Mulher de 36 anos, de São Paulo. Morreu dia 8 de junho – caso confirmado;
– Homem de 42, de Jundiaí. Morreu dia 8 de junho – confirmado;
– Mulher de 28 anos, de Hortolândia. Morreu dia 8 de junho – confirmado;
– Adolescente de 16 anos, de Campinas. Morreu dia 13 de junho – confirmado;
– Mulher de 40 anos, de Hortolândia. Segue internada em investigação;
Estas cinco pessoas acima frequentaram a Fazenda Santa Margarida no dia 27 de maio.
– Mulher de 38 anos, de Campinas. Segue internada em investigação. Frequentou evento na mesma fazenda em 3 junho.
LEIA MAIS
Ciclone extratropical: prefeito implora que moradores deixem as casas