9 de maio de 2024
- Publicidade -
O que te assombra

Veja dicas de filme de terror natalinos para assistir em família

Thiago de Souza, do O Que Te Assombra, separou 5 opções de filmes, levando em consideração estilos, formatos, signos e narrativas diferentes

  

Os acontecimentos dos últimos anos podem ter tornado as noites de Natal muito mais perigosas do que praticar Ouija numa casa abandonada no meio do mato.  Para que o espírito natalino não precise ser exorcizado pelo padre Karras, confira 5 dicas de filmes de terror natalinos para você assistir em família nesse Natal. 

E se você não sabe quem não sabe quem é Padre Karras mesmo não sendo um filme natalino – assista  “O Exorcista” original – de 1973 que, aliás, vai fazer 50 anos no dia 26 de dezembro! Não confunda com “O Exorcista – O Devoto”
lançado em 2023, que é uma ofensa ao filme original! 

Mas, essa dica não conta como os 5 filmes, tá? Meu critério para a escolha desses filmes foi a diferença entre eles, ou seja, levei em consideração estilos, formatos, signos e narrativas.

Senhoras e Senhores, meu Top five é…

1. Os Gremlins (1984) 

Para mim, um dos melhores filmes da história. Teve direção de Joe Dante e foi produzido por Steven Spielberg. Aliás, “Os Gremlins” é primo de primeiríssimo grau de “De Volta para o Futuro”, “E.T. O Extraterrestre” e “Indiana Jones” todos blockbusters que possuem as digitais do genial Spielberg.

O filme é tão apaixonante como incrivelmente politicamente incorreto. “Eles não devem ser alimentandos depois da meia-noite”, essa, que parece mais frase de nutricionista em SPA de emagrecimento, é a regra que foi quebrada pelo “tutor” temporário de Gizmo uma criatura da espécie Mogwai que foi acidentalmente replicada em irmãozinhos endiabrados.
Esses irmãozinhos endiabrados se transformam em Gremlins e o resto é destruição, anarquia, alguns assassinatos que você vai sentir culpa por dar risada enquanto eles acontecem, prometo. Gremlins é o filme mais legal de natal da história, apenas aceitem!  

- Publicidade -

 

 

LEIA TAMBÉM 

Edifício Joelma: conheça teorias assombrosas sobre a tragédia 

- Publicidade -

O Que Te Assombra: você conhece a história da “menina fantasma da linha 253”?  


2. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Uma das coisas mais horrendas que existem são as traduções de títulos de filmes no Brasil. Por que diabos traduzem de maneira tão porca o nome dos filmes aqui? O “Estranho Mundo de Jack” do mestre maior Tim Burton – é vítima dessa cretinice, já que o nome original do filme é “The Nightmare Before Christmas” ou seja “O Pesadelo Antes do Natal”.
O título resolve até este resumo. 

Jack Skeleton, o rei das abóboras, é um simpático, mas, meio inconsequente, esqueleto, que decide sair da Cidade do Halloween para adaptar a cultura macabra local às tradições natalinas. É um tipo de apropriação cultural tão harmoniosa como sushi de goiabada. Mas, para ser mais realista Skeleton decide sequestrar o Papai Noel justamente na véspera do Natal!  

Se deu certo? Assistam e tirem suas conclusões!

3. Anna e o Apocalipse (2017)

“Anna e o Apocalipse”, do diretor John McPhail, é o único musical que assisti até o fim, na minha vida. E olha, para minha relação com musicais, isso é muita coisa.  

Mas não foi tão difícil entender minha tolerância por este musical, especificamente. “Anna e o Apocalipse” é um filme de Zumbi, no Natal, que se passa em grande parte numa escola na Escócia e é temperado com um ótimo humor britânico.

É mais do que possível assistir ao filme mesmo que você não goste de musicais, acredite. E, se você não quiser assistir “Anna e o Apocalipse”, lembre-se que a outra opção é ter que escutar aquela tia impertinente perguntando o porquê de você não conseguir arrumar uma ou um “conje” ao longo de mais um ano. 

4. Krampus: o Terror do Natal (2015) 

Krampus é um antagonista de São Nicolau, maior inspiração para o nosso bom velhinho Papai Noel. Se quiser conhecer um pouco mais da criatura, escrevemos sobre o Krampus aqui: o filme dirigido por Michael Dougherty retrata o encontro natalino de núcleos diferentes de uma família, que não se suportam. 

Se identificou? E esse clima feliz e amistoso entre os familiares (contém ironia), somada à destruição de uma cartinha que deveria ser encaminhada ao Papai Noel, atrai o Noel dos Infernos e seus ajudantes trolls para o local de celebração da família. Enfim, assistam.
 

5. Natal Sangrento (2019) 

Juro que eu pensei em colocar “Os Fantasmas Contra Atacam”, dirigido por Richard Donner e estrelado por Bill Murray, sobre um diretor de TV sendo assombrado pelos fantasmas dos natais passados. Mas, preferi a polêmica de “Natal Sangrento”. É um filme ruim. Mas, de tão ruim, ele é bom. 

Olha, não posso falar muito sobre o filme sem dar um spoiler definitivo. O que posso dizer é que ele se passa em uma universidade no feriado de Natal e possui slashers, ou seja, matadores sangrentos. Também posso adiantar que a treta do filme é uma reprodução muito fiel dos barracos com a turma Incel – Red Pill em cortes de podcasts, por aí. 

Só que no filme tem mais cortes que a maioria dos podcasts (contém ironia, de novo).    

 

Confira o vídeo completo: 

Amados e amadas…
A escolha dos filmes, mais do que gostos pessoais, tem a intenção de mostrar que a palavra chave no Natal é “complacência”.

Todos os filmes têm mensagens interessantes, mesmo em meio à carnificina, lâminas e matança, o que reproduz com muita fidelidade, ainda que de forma metafórica, nossos jantares natalinos. Mas, é importante a gente se reencontrar. 

Família não é fácil. Mas, ainda não inventaram coisa melhor. E não quero ser mal compreendido, hein?!? 

Quando digo família, incluo nessa classe todo tipo de conformação de família. Um abração fraterno e feliz Natal para você e para o Tio do “pavê ou pá cume”!
 

 

LEIA MAIS 

Dados mostram que o Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress