- Publicidade -

Veja dicas de filme de terror natalinos para assistir em família

Thiago de Souza, do O Que Te Assombra, separou 5 opções de filmes, levando em consideração estilos, formatos, signos e narrativas diferentes

compartilhar

  

Os acontecimentos dos últimos anos podem ter tornado as noites de Natal muito mais perigosas do que praticar Ouija numa casa abandonada no meio do mato.  Para que o espírito natalino não precise ser exorcizado pelo padre Karras, confira 5 dicas de filmes de terror natalinos para você assistir em família nesse Natal. 

- Publicidade -

E se você não sabe quem não sabe quem é Padre Karras mesmo não sendo um filme natalino – assista  “O Exorcista” original – de 1973 que, aliás, vai fazer 50 anos no dia 26 de dezembro! Não confunda com “O Exorcista – O Devoto”
lançado em 2023, que é uma ofensa ao filme original! 

Mas, essa dica não conta como os 5 filmes, tá? Meu critério para a escolha desses filmes foi a diferença entre eles, ou seja, levei em consideração estilos, formatos, signos e narrativas.

Senhoras e Senhores, meu Top five é…

1. Os Gremlins (1984) 

- Publicidade -

Para mim, um dos melhores filmes da história. Teve direção de Joe Dante e foi produzido por Steven Spielberg. Aliás, “Os Gremlins” é primo de primeiríssimo grau de “De Volta para o Futuro”, “E.T. O Extraterrestre” e “Indiana Jones” todos blockbusters que possuem as digitais do genial Spielberg.

O filme é tão apaixonante como incrivelmente politicamente incorreto. “Eles não devem ser alimentandos depois da meia-noite”, essa, que parece mais frase de nutricionista em SPA de emagrecimento, é a regra que foi quebrada pelo “tutor” temporário de Gizmo uma criatura da espécie Mogwai que foi acidentalmente replicada em irmãozinhos endiabrados.
Esses irmãozinhos endiabrados se transformam em Gremlins e o resto é destruição, anarquia, alguns assassinatos que você vai sentir culpa por dar risada enquanto eles acontecem, prometo. Gremlins é o filme mais legal de natal da história, apenas aceitem!  

 

 

LEIA TAMBÉM 

- Publicidade -

Edifício Joelma: conheça teorias assombrosas sobre a tragédia 

O Que Te Assombra: você conhece a história da “menina fantasma da linha 253”?  


2. O Estranho Mundo de Jack (1993)

Uma das coisas mais horrendas que existem são as traduções de títulos de filmes no Brasil. Por que diabos traduzem de maneira tão porca o nome dos filmes aqui? O “Estranho Mundo de Jack” do mestre maior Tim Burton – é vítima dessa cretinice, já que o nome original do filme é “The Nightmare Before Christmas” ou seja “O Pesadelo Antes do Natal”.
O título resolve até este resumo. 

Jack Skeleton, o rei das abóboras, é um simpático, mas, meio inconsequente, esqueleto, que decide sair da Cidade do Halloween para adaptar a cultura macabra local às tradições natalinas. É um tipo de apropriação cultural tão harmoniosa como sushi de goiabada. Mas, para ser mais realista Skeleton decide sequestrar o Papai Noel justamente na véspera do Natal!  

Se deu certo? Assistam e tirem suas conclusões!

3. Anna e o Apocalipse (2017)

“Anna e o Apocalipse”, do diretor John McPhail, é o único musical que assisti até o fim, na minha vida. E olha, para minha relação com musicais, isso é muita coisa.  

Mas não foi tão difícil entender minha tolerância por este musical, especificamente. “Anna e o Apocalipse” é um filme de Zumbi, no Natal, que se passa em grande parte numa escola na Escócia e é temperado com um ótimo humor britânico.

É mais do que possível assistir ao filme mesmo que você não goste de musicais, acredite. E, se você não quiser assistir “Anna e o Apocalipse”, lembre-se que a outra opção é ter que escutar aquela tia impertinente perguntando o porquê de você não conseguir arrumar uma ou um “conje” ao longo de mais um ano. 

4. Krampus: o Terror do Natal (2015) 

Krampus é um antagonista de São Nicolau, maior inspiração para o nosso bom velhinho Papai Noel. Se quiser conhecer um pouco mais da criatura, escrevemos sobre o Krampus aqui: o filme dirigido por Michael Dougherty retrata o encontro natalino de núcleos diferentes de uma família, que não se suportam. 

Se identificou? E esse clima feliz e amistoso entre os familiares (contém ironia), somada à destruição de uma cartinha que deveria ser encaminhada ao Papai Noel, atrai o Noel dos Infernos e seus ajudantes trolls para o local de celebração da família. Enfim, assistam.
 

5. Natal Sangrento (2019) 

Juro que eu pensei em colocar “Os Fantasmas Contra Atacam”, dirigido por Richard Donner e estrelado por Bill Murray, sobre um diretor de TV sendo assombrado pelos fantasmas dos natais passados. Mas, preferi a polêmica de “Natal Sangrento”. É um filme ruim. Mas, de tão ruim, ele é bom. 

Olha, não posso falar muito sobre o filme sem dar um spoiler definitivo. O que posso dizer é que ele se passa em uma universidade no feriado de Natal e possui slashers, ou seja, matadores sangrentos. Também posso adiantar que a treta do filme é uma reprodução muito fiel dos barracos com a turma Incel – Red Pill em cortes de podcasts, por aí. 

Só que no filme tem mais cortes que a maioria dos podcasts (contém ironia, de novo).    

 

Confira o vídeo completo: 

Amados e amadas…
A escolha dos filmes, mais do que gostos pessoais, tem a intenção de mostrar que a palavra chave no Natal é “complacência”.

Todos os filmes têm mensagens interessantes, mesmo em meio à carnificina, lâminas e matança, o que reproduz com muita fidelidade, ainda que de forma metafórica, nossos jantares natalinos. Mas, é importante a gente se reencontrar. 

Família não é fácil. Mas, ainda não inventaram coisa melhor. E não quero ser mal compreendido, hein?!? 

Quando digo família, incluo nessa classe todo tipo de conformação de família. Um abração fraterno e feliz Natal para você e para o Tio do “pavê ou pá cume”!
 

 

LEIA MAIS 

Dados mostram que o Brasil é o país com mais casos de dengue no mundo

Rafaela Viveiros
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.

Leia mais

F1 25 Lança a Temporada 4 com o Desafio de Superação

Nova temporada vai até 06 de janeiro do ano que vem; jogadores podem desbloquear designs icônicos inspirados no grid da F1 de 2025

‘O Diabo Veste Prada 2’: confira primeiro trailer e data de estreia do filme

Emily Blunt e Stanley Tucci retornam ao elenco da continuação de “O Diabo Veste Prada 2”

Caso Eloá: por que Nayara não aparece em documentário da Netflix?

Documentário “Caso Eloá - Refém Vivo” estreiou na Netflix nesta quarta-feira (12), mas não conta com relatos de Nayara Rodrigues

- Publicidade -

- Publicidade -