Notícias preocupantes sobre o estado de saúde do rei Charles III levantaram novas dúvidas sobre a linha de sucessão britânica. Isso porque uma fonte próxima a família real teria informado ao site The Daily Beast, que o monarca estaria “muito mal” e, por isso, os detalhes sobre seu funeral estariam passando por atualizações. Com isso, muitos podem se perguntar: Quem assume o trono se o rei Charles III morrer?
Quem assume o trono se o rei Charles III morrer?
Em uma eventual morte do rei Charles, o Príncipe William, seu filho mais velho com a Princesa Diana, assumirá o trono. Por sua vez, o primogênito do monarca e sua esposa, Kate Middleton, Princesa de Gales, têm três filhos que seguem o pai na sucessão da seguinte forma:
Príncipe George de Cambridge, nascido em julho de 2013
Princesa Charlotte de Cambridge, nascida em maio de 2015
Príncipe Louis de Cambridge, nascido em abril de 2018
Uma vez que não há um intervalo entre a morte de um monarca e o reconhecimento do sucessor, o herdeiro assume o trono de imediato. Essa transição de poder é simbolizada pela frase “O Rei está morto, longa vida ao Rei!” (ou “A Rainha está morta, longa vida à Rainha!”).
LEIA TAMBÉM
Ayrton Senna correu pela Ferrari?
Como denunciar Jair Tércio, o Falso Profeta?
Como vai ser o funeral do rei?
O roteiro sobre o funeral do rei Charles III conta com centenas de páginas. Intitulado Operação Ponte Menai, ele segue a tradição de batizar os planos funerários com pontes. O de Elizabeth II, por exemplo, foi batizado como Operação Ponte de Londres. No caso do atual rei, Menai é uma ponte suspensa que liga a ilha de Anglesey ao continente galês.
“Os planos foram revisados e estão sendo atualizados constantemente”, relatou a fonte, que garantiu que os detalhes estão sendo repassados para que não aconteça nenhum imprevisto.
Ainda segundo o Daily Beast, militares confirmaram que o dossiê está passando por atualizações, mas destacaram que se trata apenas de um procedimento padrão. “Seria absurdo interpretar qualquer outra coisa a partir disso”, afirmaram.
LEIA MAIS