18 de abril de 2024
- Publicidade -
Viu essa?

Quem é Lina do BBB 22? Atriz e cantora já enfrentou um câncer

Hoje, ela traz em seu rosto tatuagens que refletem sua trajetória; saiba o significado

 

Lina tem trazido discussões importantes à tona no BBB 22 (Foto: Reprodução/Instagram)
Lina tem trazido discussões importantes à tona no BBB 22 (Foto: Reprodução/Instagram)

Desde quando entrou na casa mais vigiada do Brasil, a cantora e atriz Linn da Quebrada tem trazido discussões importantes à tona. Ela é a segunda travesti a participar do “Big Brother Brasil” e propaga, através da arte, sua mensagem e militância. 

Nascida em São Paulo, Linn tem 31 anos e foi criada em Votuporanga até os 12 anos pela tia, dentro da religião Testemunha de Jeová. Entretanto, foi expulsa da congregação quando começou a entender mais sobre a sua sexualidade e encontrou na arte a sua forma de reconectar. 

“Tive uma educação religiosa muito ortodoxa, mas também muito maravilhosa. Muito do que desenvolvi na oralidade e na fala aprendi na igreja”, revelou. 

ATRIZ E CANTORA 

Linn começou então a trabalhar em um salão de beleza, voltou para São Paulo, foi performer (artista cuja atuação combina várias artes, como o teatro, a música, a dança) e se encontrou. Sua estreia como atriz foi na série “Segunda Chamada” da TV Globo. Na produção, ela chegou a contracenar com outro colega de confinamento, Arthur Aguiar.  

Lina e Arthur Aguiar viveram um par romântico na série "Segunda Chamada" (Foto: Reprodução/TV Globo)
Lina e Arthur Aguiar viveram um par romântico na série “Segunda Chamada” (Foto: Reprodução/TV Globo)

- Publicidade -

Na carreira musical, a paulista lançou-se como MC Linn da Quebrada. Em 2017, ela criou um financiamento coletivo para produzir o seu álbum de estreia, “Pajubá”, e a campanha superou a meta. Além disso, já fez feat com Glória Groove, Karol Conká e As Baías. 

CÂNCER 

Em 2014, Linn descobriu um câncer no testículo. Após três anos, ela estava completamente curada da doença considerada rara. Segundo a cantora e atriz, o processo fez com que ela mudasse sua forma de se perceber. 

“Passei pelo processo de quimioterapia e perdi os cabelos, mas foi o momento em que eu mais me aproximei de mim mesma. Adoecida, dentro de casa, eu deixava de ser interessante aos outros olhos”, disse. 

- Publicidade -

NOME SOCIAL 

No início de 2022 ela conseguiu incluir seu nome social na documentação e passou a assinar Lina Pereira dos Santos. Um marco em sua vida e uma inspiração. Hoje, ela é considerada um ícone pela comunidade LGBTQIA+ do Brasil. 

“Eu ainda sou uma exceção. A grande maioria das travestis não tem a possibilidade de trabalhar, atuar e ter dignidade na sociedade. Pode parecer, às vezes, até clichê, mas é preciso que a gente olhe para si e se pergunte: Quantas pessoas travestis e pessoas trans vocês conhecem? Quantas travestis e pessoas trans vocês convivem? Com quantas vocês trabalham? Quantas fazem parte do seu ciclo familiar? Quantas travestis vocês amam, gostam e admiram?”, refletiu. 

SIGNIFICADO TATUAGENS  

Linn da Quebrada BBB22
Linn da Quebrada BBB22

As tatuagens de Linn refletem sua trajetória. A coroa de arame farpado foi feita na testa “para proteger seus pensamento e ideias”. Em uma publicação no Instagram, ela revelou que o símbolo vai contra os preconceitos que enfrenta. 

Já o pronome “Ela”, tatuado acima da sobrancelha enfatiza como a cantora e a atriz quer ser chamada. “Eu fiz essa tatuagem por causa da minha mãe. Pois no começo da minha transição, ela ainda errava. E tatuei na testa para ela não errar. Na dúvida, leiam, pois quero ser tratada pelo pronome feminino”, disse Linn durante o BBB 22.

- Publicidade -
Loading poll ...
plugins premium WordPress