O livro “Café com Deus Pai” é um dos mais vendidos do Brasil no ano de 2023, já contabilizando mais de 800 mil cópias comercializadas. A obra conta com devocionais diários, em que o leitor é “convidado para um encontro com Deus”, enquanto pode apreciar o cheiro de café presente nas páginas.
O responsável pela escrita das mensagens que têm comovido diversos brasileiros é o catarinense Junior Rostirola, pastor sênior da Igreja Reviver e que também lidera uma comunidade cristã com extensões no Brasil e Haiti. Apesar de já ser o seu segundo livro de sucesso, após ter lançado “Encontrei um pai: a paternidade que você precisa”, a literatura não foi algo sempre presente em sua vida, especialmente por conta de sua base e histórico familiar e escolar.
TRAJETÓRIA DIFÍCIL
O pastor e escritor descreve sua trajetória como um período muito difícil. Seus três primeiros irmãos morreram por conta de toda violência que sua mãe sofria na gestação e, quando Junior nasceu, não demorou muito para também ser alvo das agressões que aconteciam em casa, causadas por seu pai.
“Isso fez com que eu me tornasse uma criança completamente paralisada e introvertida, uma criança que não conseguia se relacionar com ninguém a não ser com a minha mãe”, conta ele.
Na escola, a dificuldade em se aproximar das outras crianças fez com que Junior passasse a ser alvo de bullying. Quando tinha 13 anos, acabou saindo do colégio e desenvolveu um quadro de depressão.
Foi nesse contexto difícil que Junior Rostirola afirma que teve seu encontro com Deus. “Eu recebi um convite, eu fui à igreja e quando cheguei eu tive realmente um impacto muito grande. Naquela noite, o pastor ministrava sobre o amor de Deus Pai, e realmente aquela palavra penetrou no mais profundo do meu coração e ali eu tive uma experiência muito profunda com Deus”, conta.
Com esse momento marcante em sua vida, dos 12 aos 22 anos ele passou pelo o que ele chama de um “processo de cura”, em que começou a acreditar que poderia ter muitos amigos, constituir uma família e, inclusive, ser pastor, que era um de seus sonhos.
Apesar do cotidiano difícil com o seu pai, Junior ainda conseguiu tirar algum aprendizado dessa vivência que teve por tantos anos. “Ele só agiu através daquilo que ele recebeu, daquilo que ele não tem. Ele só entregou aquilo que ele recebeu do pai dele, do meu avô”, reflete o escritor.
“Então, eu vejo que quando a gente tem um relacionamento com Deus Pai, a gente opera a partir de quem nós somos, e não a partir das circunstâncias. E, quando a gente não tem esse relacionamento, a gente acaba realmente perdendo a identidade, a noção e sendo dirigido pelo vício, pela violência ou por tantos outros caminhos que a vida pode nos levar”, continua.
LEIA TAMBÉM
Confeiteira do TikTok: conheça a trajetória de Raiana Caetano
“Menino das bonecas”: jovem restaura Barbies no TikTok
MUDANÇA DE VIDA
Motivado pelo sonho de ser pastor, aos 29 anos de idade Junior Rostirola fundou a igreja Reviver, em Itajaí (SC). Inicialmente com oito pessoas, ele conta que hoje a comunidade já possui 7 mil fiéis, sendo uma das mais relevantes no estado de Santa Catarina e que expandiu para igrejas no Rio Grande do Sul.
Além de suas obras literárias, o pastor também iniciou outros projetos, motivado pelas dificuldades que enfrentou ao longo de sua vida. Junior se define como quem foi “órfão de pai vivo” e, hoje, tem um orfanato de adolescentes, dos 12 aos 18 anos.
Por conta dos vícios que viu o seu pai enfrentar enquanto era vivo, também fundou um centro de recuperação feminina, que trabalha com mulheres viciadas em substâncias psicoativas e portadoras de HIV.
Ele ainda fala sobre o projeto Mercado Solidário, do qual ele tem um carinho muito especial, em que famílias carentes são cadastradas e podem ter acesso a alimentos.
LANÇAMENTO DO LIVRO
Em sua nova jornada de vida, Junior Rostirola decidiu mergulhar em literaturas e muitos estudos, com o intuito de aprender mais sobre Deus. Por isso, fez graduação e pós-graduação em Teologia, enquanto mantinha um tempo devocional diário em sua rotina.
Foi com o intuito de conduzir as pessoas a também terem esse momento íntimo com Deus que surgiu a obra “Café com Deus Pai”, que tem uma mensagem para cada dia do ano. Ele conta que não imaginava que o projeto tomaria tamanha dimensão, e que recebe diariamente relatos de pessoas agradecendo pelo livro.
“Tem muito depoimento impressionante de mudança de vida mesmo, pessoas que se sentiam tristes e que o livro está ajudando, pessoas que não viam mais sentido na vida e agora veem”, relata Junior.
Com essa transição de uma jornada de muitas dificuldades para a colheita de um grande sucesso, hoje Junior concilia sua atuação como pastor com a carreira de escritor e a administração dos seus projetos sociais, além de também ter um dos podcasts mais ouvidos do país.
“Com certeza uma experiência vai dando bagagem para a outra. Hoje tenho muito mais facilidade para alguns compromissos que há algum tempo eram muito desafiadores. (…) Costumo dizer que nós seres humanos precisamos estar em constante processo de melhoramento. Então, hoje sou melhor que ontem e amanhã serei melhor que hoje. Vamos aprimorando e vencendo um desafio de cada vez!”, finaliza.
LEIA MAIS