A narradora esportiva Renata Silveira é a primeira mulher a narrar um jogo de Copa do Mundo na TV aberta. A partida foi entre a Dinamarca e a Tunísia, no dia 22 de dezembro, que terminou em 0 a 0. Na época, Renata comemorou o momento histórico nas redes sociais.
“Galera, que dia especial. Não tô conseguindo acompanhar tudo por aqui, muita coisa. Vocês me colocaram nos assuntos mais falados do Twitter. Passando pra agradecer a audiência e o carinho. 22/12/22 a partir de hj, vai ter narração feminina na tv aberta em copas do mundo”, escreveu.
Agora, em 2023, ela será a principal voz dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino, na Austrália e na Nova Zelândia.
LEIA TAMBÉM
Caso Felipe Prior: veja o relato da vítima do ex-BBB
Quem foi João Donato? Músico morreu no Rio de Janeiro nesta segunda
TRAJETÓRIA DE RENATA SILVEIRA
Formada em educação física, Renata é contratada da TV Globo desde 2020. Sempre sonhando em atuar no jornalismo esportivo, ela já foi até bailarina do Faustão. “Já fui bailarina da Xuxa, já dancei em diversos programas, novela… e nunca imaginei que ia ser uma narradora”.
No último domingo (16), no programa Domingo com Huck (EPTV/TV Globo), ela contou um pouco mais da trajetória no mundo esportivo. “Virei narradora em 2014, quando a Rádio Globo lançou um concurso, chamado ‘Garota da Voz’, só para mulheres. Na época, estava fazendo pós em jornalismo esportivo, com dificuldade de achar estágio na área. Nunca imaginei que ia dar certo como narradora, nunca imaginei fazer isso, até porque nunca tinha visto uma mulher narrar um jogo de futebol”.
Ao Estadão, ela comentou sobre os desafios da carreira. “As críticas são muito mais pesadas (com as mulheres), elas tem um outro tom, sabe”.
A Copa do Mundo Feminino começa em 20 de julho de 2023, com o duelo entre Nova Zelândia e Noruega. O Brasil joga na próxima segunda-feira (24) contra o Panamá, às 8h (horário de Brasília).
LEIA MAIS
Popó faz desabafo emocionante após derrota de Whindersson Nunes