Titanic estreou nos cinemas em 9 de fevereiro de 1997 e conta a história do casal Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), e do histórico naufrágio do navio com o mesmo nome do filme. No Brasil, a obra foi lançada em 1998 e, até hoje, é confundida por alguns como um documentário. Na verdade, o filme conta com alguns erros históricos e o diretor James Cameron pôde utilizar da liberdade criativa.
Cameron foi assertivo em mesclar a imaginação com os fatos históricos. Sobretudo, alguns pequenos erros passaram despercebidos, como, por exemplo, o céu. Após assistir ao filme, o astrofísico Neil deGrasse Tyson explicou que as estrelas que Rose avista à noite estavam completamente erradas para a localização do navio. Como resposta, Cameron corrigiu o erro na versão 3D do filme.
VEJA TAMBÉM
Empresária, Suzane von Richthofen abre loja online
Claudia Ohana celebra chegada dos 60 anos
Outro erro histórico está relacionado a Isidor Straus e Ida, um casal de idosos que aparece abraçado enquanto a água toma a cabine. Os dois entraram para a história ao ceder o lugar que tinham no bote salva-vidas a outras crianças e mulheres do navio. O erro é que eles não voltaram para a cabine, na verdade, Isidor e Ida foram vistos sentando, de mãos dadas, antes de uma onda os engolir.
O vilão da história, o Primeiro Oficial Will Murdoch, na vida real, não era um homem ruim. No filme, Cameron representa Murdoch aceitando suborno para pessoas entrarem no barco, além de ter matado um passageiro e tirado a própria vida em seguida com um tiro. Na verdade, o Oficial foi o primeiro a perceber o naufrágio e distribuiu salva-vida para as pessoas. Em resposta ao erro, o estúdio do filme, 20th Century Fox, pediu formalmente desculpas à cidade natal de Murdoch.
LEIA MAIS
Pequenos negócios geraram mais de 15 mil vagas de trabalho no Sul de Minas