9 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Decor

Dicas e sugestões para escolher a sua cabeceira ideal

Existem inúmeras opções disponíveis no mercado. Por isso, separei algumas sugestões na hora da escolha da peça

A cabeceira da cama é o item que mais chama a atenção em um dormitório. Ela tem o protagonismo, seja pelo conforto ou pela elegância. E dependendo do modelo, nos ajuda a entender qual é o estilo de decoração que foi escolhido para o ambiente. 

Existem inúmeras opções disponíveis no mercado. Por isso, separei algumas dicas para você escolher a sua cabeceira ideal. 

 Leia também: 

Sugestões para aproveitar o espaço debaixo da escada 

Conheça as vantagens e desvantagens do piso laminado

 

Medidas 

- Publicidade -

Largura 

A cabeceira deve ser um pouco maior ou exatamente da mesma largura da cama. Verifique o modelo e identifique as medidas da sua cama: Solteiro (0,88cm x1,88m), Casal (1,38m x1,88m), Queen (1,58mx1,98m) e King (1,93mx2,03m). 

Altura
A escolha pela altura da cabeceira irá depender do seu hábito. Se você gosta de ler ou assistir televisão encostada na cabeceira da cama, o ideal para ter mais conforto é que ela seja com a altura de 90 a 110cm do chão. Porém, a altura da peça também dependerá das características do ambiente.
Se o quarto for pequeno, é recomendado que a cabeceira não seja muito alta para não criar a sensação de achatamento. Não é, porém, uma regra, tendo em vista que não existe certo e errado na decoração.
Errado é seguir alguns padrões que não lhe trazem alegria. Se fizer sentido para você siga em frente.
 

Modelo 

- Publicidade -


Existem diversos modelos com diferentes funcionalidades. Por isso, fique atento às principais características de cada um:  

Cabeceiras de tecido – Mais conforto e aconchego

Ferro – material durável e versátil, que possibilita personalização; pode ser moldado de diversas formas, além de também poder ser pintado várias vezes. 

Modular – são customizáveis, além de ser tendência

Painel – prático e elegante, esse modelo permite um encaixe perfeito da cama.  

Existem também os painéis ripados, normalmente produzidos em cores neutras que combinam com diversos estilos e dão um ar todo sofisticado ao dormitório. Além disso, também conferem o acabamento perfeito para a parede em que a cama fica encostada.

Embutidas: são práticas por otimizar os espaços

Para aqueles que moram em casas alugadas e preferem não instalar a cabeceira diretamente na parede, escolha pelos modelos que a base é no chão. Assim, não haverá nenhuma intercorrência na hora de mudar.

Por ser um ambiente de relaxamento, o dormitório deve ser um local que estimule a sensação de aconchego e bem-estar. Visto isso, a decoração deverá estar equilibrada para obter o resultado desejado.

Estilo
 

Alguns estilos, como o clássico e o romântico, são ideais para o dormitório. Nesses casos, a cabeceira que combina perfeitamente é a opção estofada, com capitonê ou botonê. 

Já para um ambiente rústico, a composição é melhor quando há uma cabeceira de madeira, palhinha ou ferro em tons e formas artísticas. Para as casas mais modernas, os mesmos materiais são válidos, ficando a prioridade dos formatos mais retos e práticos.

Para os admiradores do estilo vintage, móveis provençais podem deixar um dormitório muito delicado. Já se a ideia é que ele fique com cara de anos 60, você pode apostar em cabeceiras estofadas com tecidos com cores mais vivas e estampas geométricas.

Em nosso quarto vivenciamos momentos de descanso, renovamos as nossas energias e curtimos a companhia de quem amamos. Por isso, escolha a cabeceira que melhor lhe agrada e aproveite! 

@raquelsabbagh.interiores

- Publicidade -
plugins premium WordPress