31 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Educação

Quem pode receber dinheiro no programa “Pé-de-meia”?

Iniciativa do Governo Federal prevê o pagamento de uma bolsa-auxílio para estudantes do ensino médio e um incentivo a candidatos do Enem

Estudantes do ensino médio de escolas públicas podem receber bolsa-auxílio (Foto: Agência Brasil)

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (16) que o programa “Pé-de-meia”, do Governo Federal, prevê o pagamento de um incentivo a estudantes do ensino médio de escolas públicas que pretendam realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de uma bolsa-auxílio aos alunos que pertencem a esse grupo.

De acordo com Santana, tanto o MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) pretendem aumentar a adesão de candidatos do Enem que estão no último ano do ensino médio. Assim, os estudantes seguiriam para o ensino superior logo ao fim do período escolar.

LEIA MAIS

Confira o passo a passo para acessar a sua nota no Enem 2023

Enem dos Concursos: veja quando abrem as inscrições

Em 2023, foram mais de 3,9 milhões de inscrições no Enem, que funciona como o maior vestibular para as universidades públicas e privadas do País, além de mais de 50 universidades em Portugal e outros países. No entanto, do total de inscritos, 1,2 milhão de candidatos não realizaram as provas.

- Publicidade -

Isso significa uma taxa de participação de 70%, dois pontos percentuais acima do valor registrado em 2022, quando 68% dos inscritos realizaram a prova. A taxa de participantes em anos concluintes do ensino médio subiu de 38% para 46%, na comparação 2022 e 2023, o que significa, segundo o Inep, que mais estudantes estão realizando a prova como método de entrada no ensino superior.

“O jovem vai receber esse auxílio nos três anos do ensino médio e, no último ano, ele vai receber um valor para fazer o Enem. Essa também é uma forma de estimular que o jovem, no terceiro ano, faça o Enem”, explicou o ministro.

LEIA TAMBÉM

Governo transfere hoje R$ 6 bilhões para poupanças do ensino médio, diz ministro da Educação

- Publicidade -
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress