A comemoração da Independência do Brasil acontece neste sábado (7), considerado um feriado nacional. Neste ano, a data completa 202 anos, desde 1822, quando foi proferido o grito de “Independência ou morte!”, às margens do Rio Ipiranga.
Já o feriado foi instituído pela Lei n° 662/1949, durante o governo de Eurico Gaspar Dutra. O dia é conhecido por comemorações públicas, que acontecem em diversas cidades do país.
Quem proclamou a Independência do Brasil?
Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança proclamou o grito de Independência do Brasil, às margens do Rio Ipiranga.
LEIA TAMBÉM
Quando sai o resultado da isenção da Unesp?
Como fazer a isenção da Unesp?
O que foi?
A data marcou o rompimento com Portugal e deu início à trajetória do país como nação independente. O Brasil tornou-se um Império, do qual Dom Pedro foi nomeado Imperador. No entanto, a independência só foi reconhecida pelos portugueses em 1824, após mediação da Inglaterra.
Apesar dos historiadores não terem certeza se efetivamente Dom Pedro realizou o “grito do Ipiranga”, a data é considerada uma das mais importantes para o país. Após a independência, aconteceu, em 1889, a Proclamação da República e, atualmente, o Brasil é uma democracia reconhecida internacionalmente.
LEIA MAIS
Deivid Washington vai jogar pelo Flamengo?
*Com informações de TRE.