Pode parecer bobagem, mas, mesmo quando fazemos visitas simples do dia a dia, algumas regras de etiqueta devem ser levadas em consideração como: duração da visita, gentilezas e, claro, não chegar sem convite prévio são alguns dos itens para não esquecer em ocasiões do tipo.
Veja algumsa dicas abaixo:
Não apareça sem combinar ou ter sido convidado
Mesmo que você esteja por perto da casa de um amigo ou familiar, não é educado tocar a campainha sem, ao menos, ligar (ou mandar uma mensagem) para saber se a pessoa está disponível para te receber. Caso o encontro tenha sido marcado previamente, cheque um dia antes se o convite está de pé.
LEIA TAMBÉM
Saltos baixos podem ser elegantes; confira inspirações de sapatos
Conheça o estilo simples e chique das francesas
Nada de atrasos
Evite atrasos superiores a 15 minutos. Muitas vezes, o anfitrião precisa de todos os convidados presentes para começar a servir, por exemplo
Leve um presente
Para visitas rápidas e costumeiras, não é necessário se preocupar com esse item. Porém, se você vai à casa de alguém pela primeira vez ou recebeu um convite para uma ocasião especial, é delicado levar algo como forma de agradecimento. A escolha do presente depende do tipo de visita, mas flores, vinho e chocolates estão entre os mais comuns.
Crianças
O ideal é se certificar que não há problema em levá-las, principalmente se for uma ocasião noturna. Em caso de visitas costumeiras entre amigos íntimos, você pode perguntar e até oferecer a sua casa para o encontro, se for mais cômodo para os filhos (os seus e os dos outros).
Pergunte se precisa colaborar com algo
Em caso de resposta negativa do anfitrião, não seja daqueles que faz uma surpresa e aparece com a sobremesa. Quando o dono da casa recusa esse tipo de ajuda, quer dizer que já planejou todo o cardápio e o seu gesto pode se tornar um inconveniente.
Nada de assuntos polêmicos
Se a visita envolver outras pessoas além do anfitrião –e ainda mais se você não tiver intimidade com os demais convidados– evite falar sobre política, futebol e religião. Além disso, colocar na roda um tema que apenas você domina pode fazer com que a interação social fique limitada, o que não é a ideia de nenhum anfitrião ao promover um encontro.
Ofereça ajuda
Qualquer que seja a ocasião, coloque-se à disposição do anfitrião para ajudar com pequenas tarefas, como tirar a mesa e lavar a louça. Se ele recusar, não insista, pois pode parecer desagradável.
Olho no relógio
Para encontros diurnos, o limite de tempo é de cerca de quatro horas. Se for uma visita noturna, três horas é a tolerância. Além disso, é bom ficar atento aos sinais do anfitrião de que o encontro está chegando ao fim. Após a sobremesa e o cafezinho, por exemplo, 20 minutos são suficientes para finalizar a visita.
Agradeça
Elogios e agradecimentos são bem-vindos, sempre. Se for uma ocasião especial, convém, no dia seguinte, enviar uma mensagem sobre a sua satisfação.