O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) anunciou a penalização de Abel Ferreira nesta terça-feira (10), com uma suspensão de dois jogos no Campeonato Brasileiro. A punição foi imposta devido à insinuação do treinador de que o Palmeiras estava sendo prejudicado pela arbitragem durante o confronto contra o Grêmio em 21 de setembro, pela 24ª rodada da competição.
Naquela ocasião, o Palmeiras saiu derrotado por 1 a 0 em Porto Alegre. Além da suspensão, o clube paulista também foi multado em R$ 2 mil devido à conduta do treinador português.
Após o término da partida na Arena do Grêmio, Abel Ferreira fez gestos com as mãos, sugerindo roubo, e proferiu a frase “isso é roubar” em direção às câmeras de transmissão. O árbitro Bruno Arleu de Araújo registrou a reclamação na súmula do jogo, e o treinador foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, relacionado à conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva.
Em sua entrevista coletiva após o jogo, Abel Ferreira defendeu-se, afirmando que a derrota do Palmeiras para o Grêmio não foi resultado de decisões arbitrais. Ele também expressou seu desejo de que as câmeras próximas à área técnica fossem removidas.
LEIA TAMBÉM
Tite fala sobre suas metas no Flamengo: “Superar a concorrência e nosso próprio potencial”
Eden Hazard, ex-Real Madrid, anuncia aposentadoria aos 32 anos
“Eu pedi à CBF se poderiam fazer o mesmo que fizeram com o Diniz, retirar o microfone para que não ouvissem, se puderem retirar o câmera-man ao meu lado, por favor façam isso. O microfone não é um problema, já resolvemos nossas diferenças. Se puderem retirar o câmera-man, ele registra tudo o que faço. Os verdadeiros protagonistas estão dentro das quatro linhas.”
Com essa punição, Abel Ferreira não poderá comandar o Palmeiras nas partidas contra o Atlético-MG, no Allianz Parque, em São Paulo, e contra o Coritiba, no estádio Couto Pereira, na capital paranaense. Após ser eliminado na semifinal da Copa Libertadores, o time alviverde foca suas energias no Brasileirão, ocupando a quarta posição com 44 pontos, 11 atrás do líder Botafogo, que possui 55. O departamento jurídico do clube pretende recorrer da decisão do STJD.