15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

Brasileirão 2024: Haverá rebaixamento no campeonato?

Treinador do Grêmio sugeriu possível ausência de rebaixamento durante um pronunciamento; saiba se isso é uma possibilidade

CBF acatou a suspensão de duas rodadas (Foto: CBF/Divulgação)

O pronunciamento do técnico Renato Gaúcho, que lidera o Grêmio, ficou entre os principais assuntos do mundo do futebol. Durante a participação no “Boleiragem”, do Sport TV, ele fez muitas sugestões ao Campeonato Brasileiro.

A principal delas, que tem gerado dúvidas, é sobre a ocorrência ou não de rebaixamento nesta edição. Vale ressaltar que a ação concreta da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi suspender duas semanas das partidas, mas algumas coisas já podem ser levadas em consideração para responder essa dúvida.

LEIA MAIS

Quando vai retornar o Brasileirão?

Quando começa a Eurocopa 2024?

Haverá rebaixamento no Brasileirão 2024?

Para que não haja rebaixamento, certos obstáculos legais e políticos precisam ser contornados. Dentro da Lei Pelé vigente, há um artigo que diz:

- Publicidade -

“Em campeonatos ou torneios regulares com mais de uma divisão, as entidades de administração do desporto determinarão em seus regulamentos o princípio do acesso e do descenso, observado sempre o critério técnico.”

Nesse sentido, para transpor o regulamento que possibilita o rebaixamento, seria preciso que o Conselho Técnico da Série A, composto por todos os clubes que disputam o torneio, decidisse.

Além disso, o próprio presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, se posicionou contra soluções desse tipo durante uma entrevista dada ao ge.

Financeiro

Há outras preocupações relacionadas às receitas de alguns clubes, temendo a desmobilização deles por medo da queda constante de receitas no próximo ano.

Como se antecipasse esse argumento, o próprio Renato Gaúcho já havia dito “Sou 101% para parar o campeonato. Entendo a parte financeira de alguns clubes, eles precisam andar. Mas o que é mais importante? A parte financeira ou as vidas humanas? É inacreditável.”

- Publicidade -

*Sob supervisão de Larissa de Morais

LEIA TAMBÉM

VNL Masculina: Onde assistir à estreia do Brasil?

Compartilhe:
Janaína Boaventura, com supervisão da redação
Estagiária no Tudo EP e no ACidade ON, é graduanda em Estudos Literários. Adentrou no Grupo EP em 2024 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
plugins premium WordPress