15 de dezembro de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

Conheça Campus de Maldonado, nova sede da final da Copa Sul-Americana

Estádio que já recebeu jogos da seleção brasileira será a nova casa da decisão da Copa Sul-Americana

O Estádio Domingo Miguel Burgeño, no Uruguai, ou Campus de Maldonado, como é popularmente conhecido, foi escolhido como a nova casa da final da Copa Sul-Americana. A decisão seria no Estádio Centenário de Montevidéu, outra tradicional arena uruguaia, mas a mudança foi confirmada pela Conmebol na semana passada.  

HISTÓRIA E PARTIDAS RELEVANTES 

Fundado para a Copa América de 1995, o estádio Campus de Maldonado já recebeu 89 jogos oficiais de futebol e pertence ao Deportivo Maldonado, que joga a primeira divisão do Campeonato Uruguaio

O Estádio já foi campo de um jogo da Libertadores disputado por um clube brasileiro. Em 2016, o Palmeiras enfrentou o River Plate do Uruguai em jogo válido pela fase de grupos da competição. A partida acabou 2×2 com gols de Jean e Gabriel Jesus pelo Palmeiras, e Michael Santos e Bruno Montelongo pelo River Plate. 

Além de 2016, outra equipe brasileira que também atuou pela Copa Libertadores jogando no estádio foi o Fortaleza, que enfrentou o Deportivo Maldonado neste ano, em partida válida pela segunda fase da competição. 

Apesar da dominância do time nordestino, o placar não saiu do 0x0. A classificação veio no jogo de volta, no Castelão, onde a equipe brasileira venceu por 4×0 com gols de Thiago Galhardo, Juan Martín Lucero (2x) e Guilherme. O Fortaleza foi eliminado na fase seguinte da competição, ao perder as duas partidas para o Cerro Porteño, do Paraguai, e não chegando à fase de grupos

Além da Libertadores, o estádio também já recebeu um jogo da seleção brasileira, justamente no ano de sua fundação. Em 1995, pela Copa América, a equipe liderada por Zagallo enfrentou os Estados Unidos e venceu pelo placar de 1×0, com um solitário gol de Aldair, zagueiro tetracampeão mundial em 1994. A competição continental foi vencida pelos donos da casa, o Uruguai, que bateu o Brasil nos pênaltis, na grande final. 

- Publicidade -

A seleção brasileira também já jogou no estádio outras vezes, mas em competições de base, como o Campeonato Sul-Americano de Futebol sub-20, em 2015, ou a Copa Mundial de Futebol Feminino Sub-17, em 2018.  

RUGBY E ATUALIDADE 

Além do futebol, outro esporte que é praticado no estádio é o Rugby, esporte similar ao Futebol Americano, que é extremamente popular no Uruguai. 

- Publicidade -

Por conta disso, o estádio Campus de Maldonado já recebeu 206 partidas válidas pelas seguintes competições: quatro campeonatos Seven de Punta del Leste, em 2014, 2017, 2018 e 2019. Um Américas Rugby Championship, em 2016. E um Seven Sul-Americano Masculino, em 2008

Porém, nos últimos anos, o estádio vem recebendo cada vez mais jogos de futebol, o que faz com que a administração da arena queira reformar o local, aumentando sua capacidade e transformando-o em um estádio focado em futebol, deixando o Rugby como um esporte secundário

Além da Copa Sul-Americana, o estádio Campus de Maldonado é especulado como o quarto estádio a ser incluído na candidatura Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2030, junto com o Estádio Gran Parque Central, o Estádio Campeón del Siglo e o Estádio Centenário de Montevidéu.  

MUDANÇA DE ESTÁDIO 

A Conmebol mudou o local da disputa da final da Copa Sul-Americana; do Estádio Centenário de Montevidéu para o Campus de Maldonado, em Punta del Este, também no Uruguai.
A decisão partiu exclusivamente da confederação, com o objetivo de evitar muitos lugares desocupados, como na última edição da competição, que o Independiente del Valle enfrentou o São Paulo, na Argentina, para um público de aproximadamente 24 mil pessoas, sendo que a máxima do Estádio Mario Alberto Kempes é de 57 mil espectadores, deixando várias lacunas que não são bem-vistas para os espectadores da competição. 

O novo palco para a final possui “somente” 30 mil lugares, sendo que serão vendidos 25 mil ingressos para a grande final. Equivalente a média de público das últimas duas finais do torneio. 

Corinthians, Fortaleza, LDU e Defensa y Justicia serão os concorrentes para as duas vagas na final, que será ocupada obrigatoriamente por um brasileiro, já que Corinthians e Fortaleza se enfrentam na semifinal. 

Vale ressaltar que, apesar da mudança de estádio, o Fortaleza bateu o recorde de público entre clubes brasileiros na edição, com 56 mil pagantes, no jogo contra o América Mineiro, no Castelão. Portanto, a estratégia da Conmebol pode se mostrar incorreta, visto que podem faltar ingressos para a final e não sobrar, como pensa a confederação. 

Além do Leão do Pici, o Corinthians também é conhecido por sua fiel torcida e não poupará esforços para lotar o estádio caso passe para a final do torneio. Apesar de ter anotado o seu menor público pagante em 2023, de apenas 35 mil ingressos vendidos, no jogo contra o Estudiantes, pelas quartas-de-final da competição. 

Já a LDU e o Defensa y Justicia também possuem médias de público superior a 20 mil pagantes em seus respectivos campeonatos, tornando a decisão da Conmebol ainda mais desconexa.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress