A cerimônia de abertura da copa do mundo no Catar começou com um vídeo na voz do ator americano Morgan Freeman e trouxe um discurso sobre inclusão e diversidade para mais de 60 mil pessoas no estádio Al Bayt.
Segundo a Fifa, o tema da cerimônia de abertura é a união de toda a raça humana e futebol permite isso.
“O tema da cerimônia de abertura é a união de toda a raça humana, interligando diferenças através da humanidade, do respeito e da inclusão. O futebol permite nos unir como uma única tribo, e a Terra é a tenda em que todos nós vivemos” disse.
A festa começou após apresentação para o público no estádio Al Bayt, do Emir do Catar, Tamim bin Hamad junto com o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
VEJA TAMBÉM
Veja a chuteira de quase R$ 2 mil que Neymar vai usar na Copa
Guia da Copa do Mundo: confira a tabela da primeira fase
No telão foi exibido um vídeo com narração do ator Morgan Freeman, mostrando imagens do Catar e um tubarão indo em direção ao estádio.
No gramado, diversos artistas se apresentaram ao som do Catar, com roupas típicas do país e também estavam presentes três camelos com seus treinadores, animal bastante conhecido em todo mundo e que vive no deserto. Morgan Freeman também apareceu no campo, ao lado do Influencer Ghanim, conhecido entre o público catari.
Nas músicas, foram relembradas canções das copas anteriores, como Waka Waka, da colombina Shakira na Copa do Mundo da África em 2010.
Para animar o público, a música ficou por conta do cantor sul-coreano Jung Kook, da banda de k-pop BTS, e o cantor catari Fahad Al-Kubaisi. Vale destacar que diversos artistas se recusaram a participar da cerimônia como Shakira, Dua Lipa, Rod Stewart, entre outros.
O Emir fez um discurso em árabe, afirmando que estava recebendo todos de braços abertos. Também disse que o país fez esforço para a edição do torneio e que investimentos foram para o bem da humanidade.
LEIA MAIS
Copa do Mundo: Saiba se dia de jogo do Brasil é feriado