Em uma apresentação atípica, para os padrões do técnico Gabriel Mileto, o Atlético Mineiro perdeu na penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores e viu sua invencibilidade na competição ser quebrada. O jogo foi disputado fora de casa, e o time uruguaio venceu por 2 a 0, com gols de Maximiliano Silveira e Lucas Hernández.
O que funcionou para os donos da casa foi a eficiência nas cobranças de falta de meia distância. Inclusive, se não fosse pelo goleiro Everson, o placar teria sido ainda mais elástico.
Além de quebrar a campanha 100% do time brasileiro, o Peñarol ainda se colocou na briga para avançar às oitavas de final, feito que não acontecia com o time pentacampeão da Libertadores desde 2011, quando fez a final com o Santos e ficou com o vice-campeonato. Nesses 13 anos, a equipe ou ficou de fora da competição ou foi eliminada na fase de grupos.
Atlético Irreconhecível
Se do lado do Peñarol tudo funcionou, para o Galo a atuação foi para esquecer. A equipe de Mileto parecia não estar em campo. O time estava desatento e cometendo faltas evitáveis, e foram nesses lances que o Peñarol mostrou qualidade e chegou aos gols. A torcida também foi um fator decisivo, empurrando os donos da casa, que chegam bem próximos de uma classificação histórica.
Lembrando que o Atlético já estava classificado. O Peñarol aguarda confirmação da vaga, de olho no jogo entre Rosário Central e Caracas.