1 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Esporte

Marta se despediu de Copas do Mundo?

Seleção brasileira empatou com Jamaica e está fora da competição. Além disso, Marta disputou seu último jogo em Copas do Mundo

 

 

Na manhã desta quarta-feira (2), a partida decisiva entre Brasil e Jamaica marcou a eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina 2023 e a despedida da camisa 10, Marta. Aos 37 anos, a jogadora disputou seu último jogo em Copas do Mundo. 

“Marta acaba por aqui, estou grata pela oportunidade que tive, e muito contente com tudo isso que vem acontecendo com o futebol feminino do nosso Brasil e do Mundo. Para mim é o fim da linha agora, para elas só o começo”, disse a jogadora, em entrevista à TV Globo. 

“Jamais vou me sentir menos do que qualquer outra atleta. Se eu não tiver dentro de campo, fora de campo estarei ajudando da mesma maneira”, afirmou a craque. Ao ser comparada à Cristiano Ronaldo, que durante a Copa do Mundo de 2022 perdeu a titularidade na seleção portuguesa e se demonstrou descontente com a situação, ela ressaltou a admiração ao jogador do Al-Nassr, mas afirmou que não repetirá esse tipo de comportamento. “Se eu vejo que a minha companheira está jogando melhor do que eu, está se destacando e está ajudando a equipe, eu quero que ela vá jogar”, continuou. 

“É difícil falar. Não era, nos meus piores pesadelos, a Copa que sonhava. É só o começo. Povo brasileiro pedia renovação, está tendo a renovação, a única velha sou eu e talvez a Tamires perto de mim. A maioria do time é de meninas talentosas com caminho enorme pela frente. Termino aqui, mas elas continuam”, acrescentou Marta. 

Marta se despede da Copa do Mundo com seis títulos de melhor jogadora do mundo pela FIFA, foi artilheira da Copa do Mundo de 2007 e marcou 120 gols pela Seleção Brasileira, superando Pelé. Atualmente, a jogadora atua no Orlando Pride, time da National Womens Soccer League.  

 

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM 

Brasil é desclassificado da Copa do Mundo Feminina 

Quem é Rebecca Spencer, goleira da Jamaica que não deixou o Brasil vencer?

TRAJETÓRIA DE MARTA NA SELEÇÃO 

- Publicidade -

A atacante começou sua história na seleção nas categorias de base e pouco tempo depois de tornou profissional. Em 2003, com apenas 17 anos, conquistou o Pan-Americano, a Copa América e esteve em seu primeiro Mundial. Um ano depois, foi convocada para a Olimpíada de 2004, em Atenas. 

Três anos depois, Marta venceu o Pan-Americano mais uma vez e foi para a China atuar na Copa de 2007. Naquele ano, a camisa 10 ajudou o Brasil a chegar na melhor colocação em Mundiais, o segundo lugar. 

Marta já esteve nos Mundiais de 2011, 2015 e 2019, nas Olimpíadas de 2008, 2012, 2016 e 2020 e nas conquistas das Copas Américas de 2010 e 2018.
Desde 2002, quando iniciou a trajetória no elenco principal, a atacante atuou em 183 jogos e marcou 119 gols (13 em Olimpíadas). Marta é a maior artilheira da história da seleção. 

 

LEIA MAIS 

Copa do Mundo: Brasil enfrenta Jamaica em jogo decisivo

Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress