*Por Vitória Graciotti
No mês de maio, a dupla Jorge & Mateus completa 19 anos de carreira. A parceria, que começou em Itumbiara (GO), em 2005, se tornou uma referência no mercado musical.
Formada pelos amigos Jorge Barcelos e Mateus Liduário, a dupla foi pioneira no movimento do sertanejo universitário, lançando o primeiro álbum da carreira em 2007. O CD “Ao Vivo em Goiânia” mostrou para todo o Brasil que dois jovens com estilos diferentes poderiam mudar o rumo da história do sertanejo no país.
LEIA MAIS
Prêmio da Música Brasileira anuncia indicações; veja
Projeto de Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano e Leonardo é um dos mais importantes
Produzido por Pinocchio, o primeiro álbum da dupla foi apenas o início de uma longa e brilhante trajetória. Sucessos como “De tanto te querer”, “Pode Chorar” e “Fogueira” tomaram conta dos bares do Brasil.
Conslidação e prêmios
A partir de 2010, a dupla alcançou números impressionantes, foi lançado “Aí já Era”, primeiro álbum de estúdio da dupla, que marcou o início da parceria com o produtor Dudu Borges. A partir deste momento, o som da dupla ganhou influências do Pop e Folk Rock. Os dois chegaram a gravar um álbum em Londres.
Ao longo da carreira, foram indicados ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Sertaneja em várias ocasiões e venceram o Prêmio Multishow de Música Brasileira em 2018, na categoria Melhor Dupla.
Jorge & Mateus são apontados, ao lado de duplas como João Bosco & Vinícius e César Menotti & Fabiano, como percursores do movimento sertanejo universitário. Além disso, são considerados como os maiores influenciadores do movimento, ajudando a popularizar o ritmo pelo país.
Jorge e Mateus nos Bastidores
Nos bastidores, a dupla também é referência, Mateus por sua pluralidade instrumental, atuando no mercado de produção musical em vários momentos da carreira e Jorge por seu reconhecimento no cenário de composições.
Alguns sucessos assinados por Jorge Barcelos:
- Fogueira – Jorge & Mateus (Jorge, Mateus)
- Preocupa Não – Jorge & Mateus (Jorge)
- De tanto te querer – Jorge & Mateus (Jorge, Mateus)
- Cantada – Luan Santana (Jorge, Luan Santana, Dudu Borges)
- Eu Não Imploro Por Amor – Bruno e Marrone (Jorge)
Recentemente, provando a consolidação no mercado, a dupla alcançou o TOP 01, no Spotify Brasil, com a música “Haverá Sinais”, uma parceria com Lauana Prado. Veja o clipe:
Quem é Vitória Graciotti?
Vitória Graciotti é jornalista especializada em música sertaneja. Em agosto de 2023 passou a produzir conteúdos sobre o gênero em suas redes sociais, trazendo histórias, notícias, coberturas de eventos e curiosidades sobre o estilo musical mais ouvido do Brasil. Manteve o blog “Princesas do Sertanejo” entre 2013 e 2016.
LEIA TAMBÉM