A temporada 2023 do futebol brasileiro já começou, mas os clubes ainda se movimentam no mercado para agregar peças a seus elencos e fazer importantes vendas. Veja quem chegou e quem saiu nos quatro grandes paulistas:
PALMEIRAS
O Palmeiras inicia mais uma vez a temporada com sede de títulos. No entanto, o atual campeão brasileiro e do Paulistão começa a temporada enfraquecido. O time comandado por Abel Ferreira teve baixas importantes, como as saídas de Gustavo Scarpa e Danilo para o Nottingham Forest, da Inglaterra. A equipe alviverde ainda negociou Wesley com o Cruzeiro e emprestou o lateral-esquerdo Jorge, sem espaço, para o Fluminense.
O clube ainda não anunciou nenhuma contratação para repor as baixas sofridas no elenco, algo inédito na era crefisa, o que acabou gerando protestos contra a presidente Leila Pereira. Internamente, o Palmeiras ganhou o reforço de Jailson e Raphael Veiga, que retornam à equipe depois de se recuperarem de lesão. A joia Endrick, vendida ao Real Madrid por 72 milhões de euros (R$ 408,6 milhões na cotação atual), deve ganhar mais espaço na equipe titular nesta temporada. O atacante de 16 anos fica no clube até junho de 2024, quando ruma ao time espanhol.
QUEM O PALMEIRAS JÁ CONTRATOU
Sem contratações até o momento.
QUEM SAIU DO PALMEIRAS
Gustavo Scarpa (meia, Nottingham Forest-ING), Danilo (volante, Nottingham Forest-ING) e Wesley (atacante, Cruzeiro).
Emprestados: Jorge (lateral-esquerdo, Fluminense).
QUAL O ELENCO DO PALMEIRAS HOJE
Goleiros: Weverton, Marcelo Lomba e Vinicius Silvestre.
Zagueiros: Gustavo Gómez, Murilo, Luan, Kuscevic e Naves.
Laterais: Marcos Rocha, Mayke, Garcia, Piquerez e Vanderlan.
Volantes: Zé Rafael, Jailson, Atuesta, Gabriel Menino e Fabinho.
Meias: Raphael Veiga, Bruno Tabata e Jhonatan
Atacantes: Dudu, Breno Lopes, José Manuel López, Merentiel, Rafael Navarro, Rony, Endrick e Giovani.
LEIA MAIS
Daniel Alves: Defesa entra com recurso para tirar atleta da prisão
Copa América 2024 terá 16 seleções da Conmebol e Concacaf
SÃO PAULO
O São Paulo decidiu fazer uma grande reformulação no elenco depois de amargar os vice-campeonatos do Paulistão e da Copa Sul-Americana, para Palmeiras e Independiente Del Valle, respectivamente. A classificação para a Libertadores também não veio, o que motivou ainda mais a troca brusca no plantel comandado por Rogério Ceni.
Entre os grandes do futebol paulista, o tricolor paulista foi quem mais contratou. Oito novos jogadores chegaram em relação à temporada passada. Para 2023, Ceni pediu um elenco mais jovem e com opções de velocidade para o ataque. Foi nesta linha que chegaram Wellington Rato, Pedrinho e Marcos Paulo. Os veteranos Nikão, Eder e Patrick deram adeus ao clube, além de Miranda, que se aposentou. Desgastados com a torcida, Reinaldo e Igor Gomes também saíram.
QUEM O SÃO PAULO JÁ CONTRATOU
Rafael (goleiro, Atlético-MG), Alan Franco (zagueiro, Atlanta United-EUA), Jhegson Méndez (volante, Los Angeles FC-EUA), Wellington Rato (meia-atacante, Atlético-GO), Pedrinho (atacante, Lokomotiv-RUS), David (atacante, Internacional).
Emprestados: Marcos Paulo (Atlético de Madrid-ESP) e Caio Paulista (lateral-esquerdo, Fluminense).
QUEM SAIU DO SÃO PAULO
Miranda (fim do contrato/aposentadoria), Léo Pelé (zagueiro, Vasco), Reinaldo (lateral-esquerdo,Grêmio), Igor Gomes (meia, Atlético-MG), Patrick (meia, Atlético-MG), Eder (atacante, fim de contrato/Criciúma), Marcos Guilherme (atacante, sem clube), Nahuel Bustos (atacante, Talleres-ARG), Andrés Colorado (atacante, Cortuluá-COL), Luizão (zagueiro, West Ham).
Emprestados: Nikão (atacante, Cruzeiro), Walce (zagueiro, Juventude) e Thiago Couto (Juventude)
QUAL O ELENCO DO SÃO PAULO HOJE
Goleiros: Felipe Alves, Jandrei, Rafael e Young.
Zagueiros: Arboleda, Alan Franco, Diego Costa, Ferraresi e Beraldo.
Laterais: Igor Vinícius, Rafinha, Moreira, Orejuela, Wellington e Liziero
Volantes: Luan, Gabriel Neves, Jhegson Méndez e Pablo Maia.
Meias: Wellington Rato, Rodrigo Nestor, Álisson, Galoppo, Talles Costa e Rodriguinho.
Atacantes: Calleri, Luciano, Pedrinho, Marcos Paulo, Caio e Juan.
SANTOS
Depois de mais um 2022 melancólico, com o time brigando para não ser rebaixado no Brasileirão, o Santos também se mexeu no mercado para tentar alçar voos maiores nesta temporada. A principal novidade é a contratação do técnico Odair Hellmann, ex-Internacional e Fluminense, que estava no Al-Wasl, dos Emirados Árabes Unidos. O contrato com o treinador vai até o fim do ano.
A expectativa é que, depois de cinco técnicos diferentes em 2022 (Fábio Carille, Fabián Bustos, Marcelo Fernandes, Lisca e Orlando Ribeiro), Odair acabe com a instabilidade em relação ao comando técnico e faça com que o Santos volte a ser competitivo. O clube da Baixada também anunciou Paulo Roberto Falcão para o cargo de coordenador técnico.
Ao todo, o Santos trouxe cinco reforços: o goleiro Vladimir, o lateral João Lucas, o zagueiro Messias, o volante Dodi e o atacante Stiven Mendoza. O goleiro John, reserva imediato de João Paulo, foi emprestado ao Internacional.
QUEM O SANTOS JÁ CONTRATOU
Odair Hellmann (técnico, Al-Wasl-EAU), Vladimir (goleiro, Avaí), João Lucas (lateral, Cuiabá), Messias (zagueiro, Ceará), Dodi (volante, Kashiwa Reysol-JAP) e Stiven Mendoza (atacante, Ceará)
QUEM SAIU DO SANTOS
Wagner Leonardo (zagueiro, Portimonense-POR), Carlos Sánchez (meia, Peñarol), Luan (meia, Corinthians), Madson (lateral-direito, Athletico Paranaense), Auro (lateral-direito, Toronto-CAN), Bruno Oliveira (meia, Caldense), Jhojan Julio (atacante, LDU), Bryan Angulo (atacante, Emelec-EQU) e Jobson (volante, sem clube).
Emprestado: John (goleiro, Internacional), Guilherme Nunes (volante, Brasil de Pelotas), Allanzinho (atacante, Tombense) e Lucas Lourenço (meia, Botafogo-SP).
QUAL O ELENCO DO SANTOS HOJE
Goleiros: João Paulo, Vladimir, Diógenes e Paulo Mazotti.
Zagueiros: Maicon, Eduardo Bauermann, Messias e Alex de Oliveira
Laterais: João Lucas, Nathan, Felipe Jonathan e Lucas Pires.
Volantes: Dodi, Camacho, Rodrigo Fernández, Sandry, Vinícius Balieiro.
Meias: Vinícius Zanocelo, Lucas Barbosa, Ed Carlos, Gabriel Pirani, Carabajal e Miguelito.
Atacantes: Marcos Leonardo, ngelo, Soteldo, Mendoza, Lucas Braga e Rwan Seco.
CORINTHIANS
Depois de mais um ano sem títulos, o Corinthians começou a temporada de 2023 com um novo treinador. Fernando Lázaro, analista de desempenho e ex-auxiliar de Tite no clube paulista, assume pela primeira vez o cargo na carreira. Aos 41 anos, ele assume a vaga deixada pelo português Vítor Pereira, que deixou o comando do time alvinegro de maneira conturbada e acertou com o Flamengo.
A equipe do Parque São Jorge manteve a espinha dorsal do último ano, com jogadores bastante experientes, como Cássio, Fagner, Gil, Fábio Santos, Paulinho, Maycon, Giuliano e Renato Augusto. Para o ataque, o Corinthians negociou com o Zenit a compra de Yuri Alberto – o zagueiro Robert Renan e Du Queiroz foram envolvidos no negócio, com o volante ficando até junho. Ídolo da torcida, o atacante paraguaio Ángel Romero retorna após três anos
QUEM O CORINTHIANS JÁ CONTRATOU
Ángel Romero (atacante, Cruz Azul-MEX) e Matheus Bidu (lateral-esquerdo, Cruzeiro).
QUEM SAIU DO CORINTHIANS
Vítor Pereira (técnico, Flamengo), Ivan (goleiro, Vasco), Robson Bambu (zagueiro, Nice/Vasco), Bruno Melo (lateral-direito, Fortaleza), Lucas Piton (lateral-esquerdo, Vasco), Ramiro (meia, Cruzeiro) e Mateus Vital (meia, Cruzeiro).
Emprestados: Jonathan Cafu (Cuiabá), Alan Gobetti (Inter de Limeira) e Luis Mandaca (Juventude)
QUAL O ELENCO DO CORINTHIANS HOJE
Goleiros: Cássio, Matheus Donelli e Carlos Miguel
Zagueiros: Balbuena, Gil, Bruno Méndez e Caetano
Laterais: Fagner, Fábio Santos, Rafael Ramos e Matheus Bidu.
Volantes: Fausto Vera, Cantillo, Du Queiroz, Maycon, Paulinho e Xavier.
Meias: Giuliano, Renato Augusto, Roni e Ruan Oliveira.
Atacantes: Yuri Alberto, Róger Guedes, Ángel Romero, Gustavo Silva, Adson e Júnior Moraes.
LEIA TAMBÉM
Sisu, Prouni e Fies: Veja os cronogramas e saiba como se inscrever