Alison dos Santos, 24 anos, conhecido como Piu, disputa na tarde desta quarta-feira (7) a semifinal dos 400 metros com barreiras. Medalhista de bronze em Tóquio 2020, o atleta garantiu a vaga após ficar em terceiro lugar na fase classificatória.
O que aconteceu na cabeça de Alison dos Santos?
Quando ainda era criança, Alison dos Santos sofreu queimaduras de terceiro grau e precisou ser submetido a uma cirurgia. Depois de mais de dois meses internado, ele recebeu alta, mas ficou com cicatrizes na cabeça, nos braços e uma falha no cabelo.
LEIA TAMBÉM
Quantas medalhas Ana Paula Vergutz tem?
Quando a escalada se tornou um esporte olímpico?
Por que o apelido do atleta é ‘Piu’?
Alison dos Santos ganhou o apelido quando começou a treinar em um projeto social de atletismo em São Joaquim da Barra (SP). Na iniciativa, começaram a chamá-lo de “Piu” em referência a um morador de rua conhecido na região. Isso porque um antigo atleta do projeto tinha esse apelido.
“O Kainan era um atleta que começou a treinar antes de mim e recebeu esse apelido de Piu, porque ele parecia com esse morador de rua. Quando eu cheguei no projeto, uma semana depois do Kainan parar de treinar, falaram que iam me chamar pelo mesmo apelido que ele tinha, de Piu. No interior é assim, o povo gosta de brincar”, contou Alison em entrevista ao Canal Olímpico do Brasil, em 2021.
Ainda segundo Alison, ele não gostava do apelido, mas ele acabou pegando de qualquer forma.
“Eu sabia quem era o verdadeiro Piu, o original. E eu não gostei do apelido. Me chamavam de Piu e eu não respondia. Esse foi o problema. Quando eu não respondi, o apelido pegou”, explicou o atleta.
LEIA MAIS