23 de julho de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

Pampa do Vôlei morre aos 59 anos

Ouro olímpico em Barcelona, em 1992, Pampa lutava contra um câncer no sistema linfático

Pampa do Vôlei (Foto: Reprodução)

Morreu nesta sexta-feira (7), aos 59 anos, André Felipe Falbo Ferreira, o Pampa do Vôlei.  Ele foi campeão olímpico com a seleção brasileira, em Barcelona, em 1992, e estava internado desde março. O ex-atleta lutava contra um linfoma (câncer do sistema linfático). No final de abril, o jogador teve uma piora no quadro e precisou ser entubado.

O apelido Pampa surgiu ainda no início da carreira, no Recife, já que sua cortada era considerada muito forte e comparada a um coice de cavalo pampa, uma das raças mais conhecidas do Brasil.

Após se despedir das quadras, o atleta passou a atuar como defensor do esporte na vida pública. Confira onde ele atuou

– Foi membro do Ministério do Esporte, entre 2000 e 2002, na gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB);

– Foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano (SP), de 2007 a 2010;

– Foi Secretário de Esportes em Campos (RJ), de 2013 a 2015;

– Assumiu a Superintendência Estadual de Esportes no estado de Pernambuco em 2015.

Veja a nota da Confederação Brasileira de Voleibol

Com pesar e grande tristeza, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento do campeão olímpico Pampa nesta sexta-feira.

Além da medalha de ouro em Barcelona 1992, primeiro título olímpico do vôlei brasileiro, pampa conquistou a Liga Mundial de 1993 e foi prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 com a seleção brasileira.

Pampa foi um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial”, diz o presidente da CBV, Radamés Lattari.

LEIA MAIS
Peixe do Apocalipse aparece em diferentes partes do mundo

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress