Os esportes estreantes em Olimpíadas, como o caiaque extremo e o breaking dance, conquistaram o público nas Olimpíadas de Paris, que terminaram neste domingo (11). Agora, em Los Angeles, em 2028, novas modalidades devem entrar para a lista de competições olímpicas.
As escolhas foram feitas para valorizar a prática de esportes dos Estados Unidos. Portanto, as modalidades estreantes nos jogos de LA 2028 são aqueles que já são populares no país.
Quais esportes estreiam nas Olimpíadas de Los Angeles 2028?
Serão seis modalidades incluídas na agenda olímpica:
- Críquete
- Beisebol
- Softbol
- Squash
- Lacrosse
- Flag Football
LEIA TAMBÉM
Quando começam as Paralimpíadas?
Qual é o salário do Isaquias Queiroz?
O críquete é muito popular na Índia e é bem parecido com aquela brincadeira de criança chamada “Bets”. A modalidade é disputada em gramado com equipes de 11 jogadores, com uma bola macia e pás de madeira para rebatê-las e correr entre as bases de um lado para o outro. Vence quem tiver mais voltas; ele se assemelha ao beisebol.
Falando em beisebol, ele também estará em LA. O jogo é tradicional nos Estados Unidos e consiste em um jogo em grama de ataque contra defesa, com nove jogadores distribuídos em quatro bases. Um time lança e o outro rebate e, com isso, o time passa a correr as quatro bases enquanto o adversário busca a bola. Vence aquele que tiver mais runs.
No softbol, as regras são quase idênticas às do beisebol. O que muda é a bola, que é maior no softbol, e as dimensões do campo, que são menores. Ele costuma ser disputado por mulheres.
Squash é um esporte de raquete. A competição é disputada por duas pessoas em uma quadra retangular com paredes de vidro. Ele é baseado no tênis e disputado por games de 3 ou 5, a depender da organização. Cada game vai a nove pontos.
Lacrosse, o esporte famoso na série “Teen Wolf”, é um misto de hóquei sobre a grama com futebol americano. Os times jogam com aquela proteção característica desses esportes e usam uma espécie de rede para conduzir a bola até as redes.
Flag Football é uma versão mais branda do futebol americano, pois a modalidade tem menos contato físico. Para parar as jogadas, é preciso pegar a bandeira presa ao corpo do adversário, por isso o nome “Flag” (Bandeira). São cinco atletas de cada lado e as partidas duram dois tempos de 20 minutos. O objetivo é chegar à zona de pontuação do oponente.
LEIA MAIS