O São Paulo enfrenta o Flamengo no Maracanã neste domingo (17), no primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2023. O tricolor paulista, além de buscar o título inédito da competição, também está determinado a encerrar dois incômodos tabus contra o rubro-negro: uma sequência de sete jogos sem vitória e um jejum de quase três anos sem triunfos sobre o rival fora do Morumbi.
Desde 2021, o clube enfrentou dificuldades diante dos cariocas. Antes do empate recente de 1 a 1, em agosto, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, foram seis derrotas consecutivas. No Maracanã, local da partida deste domingo, a última vitória do São Paulo ocorreu em 2020, durante a Copa do Brasil daquele ano, nas semifinais. Para os supersticiosos, essa história pode adicionar uma “mística” ao torneio.
A final deste ano também será a última de uma série de três confrontos, visto que o Flamengo levou a melhor em 2022, quando se enfrentaram novamente na competição. Naquela ocasião, o rubro-negro venceu por 3 a 1 no Morumbi e 1 a 0 no Maracanã. Quando o São Paulo avançou em 2020, também o fez com duas vitórias: 2 a 1 no Maracanã e 3 a 0 no Morumbi.
LEIA TAMBÉM
Santos é punido pelo STJD e jogos serão com portões fechados
Seleção Brasileira feminina de vôlei vence Peru e conquista a 2ª vitória no Pré-Olímpico
Dorival Júnior, o técnico atual do tricolor, treinava os cariocas no ano passado, e sua presença pode ser um fator determinante para conquistar o título inédito e romper com os tabus, uma vez que a maioria do elenco do Flamengo que foi campeão sob seu comando estará presente na decisão. Embora o treinador não veja esse duelo como uma oportunidade de “vingança”, já que foi demitido no final da temporada mesmo após conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores, esse reencontro acrescenta um elemento a mais à história.
Flamengo e São Paulo entrarão em campo às 16h, horário de Brasília, para a primeira partida da grande final. O jogo de volta está programado para o dia 24 de setembro, no mesmo horário, no Morumbi. Ambos os clubes foram eliminados de suas competições continentais e têm poucas chances no Brasileirão. Portanto, a Copa do Brasil pode representar a última oportunidade de conquistar um título em 2023.