Na Itália, o antigo orelhão está ressurgindo pelo país em um novo conceito. O Grupo TIM, anteriormente conhecido como Telecom Italia e controlador da TIM Brasil, revelou recentemente versões atualizadas dos tradicionais telefones públicos, que foram gradativamente substituídos pela disseminação dos dispositivos móveis.
Denominadas “estações inteligentes”, essas cabines telefônicas foram concebidas em colaboração com a Urban Vision, uma empresa europeia especializada em restaurar edifícios públicos e privados.
As estações visam proporcionar uma variedade de serviços para os cidadãos, incluindo informações turísticas, dicas de entretenimento, bilhetes para transporte público, chamadas de táxi e reservas em restaurantes, além de recarregar dispositivos móveis. As cabines também mantêm a função original do antigo orelhão, permitindo chamadas gratuitas para números nacionais, sejam eles fixos ou para celulares.
LEIA TAMBÉM
Veja como dividir a tela de celulares Android e iPhone
Quanto custa o Audible no Brasil?
SEGURANÇA PARA AS MULHERES
As estações inteligentes também atenderão às necessidades de segurança e acessibilidade. Elas apresentarão um botão de socorro, chamado “Mulheres+,” destinado a auxiliar mulheres em situações de risco, ativando um serviço de proteção em tempo real.
Além disso, as cabines foram projetadas para serem acessíveis a pessoas com deficiência, com mobiliário urbano equipado com sensores que garantem que limitações motoras, linguísticas ou visuais não impeçam o uso dos recursos das estações.
A base tecnológica dessas novas cabines inclui tecnologias de ponta, como 5G, IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial). O projeto pioneiro terá início em Milão, mas a TIM planeja instalar gradualmente cerca de 450 destas cabines digitais na capital da Lombardia, com um total estimado de 2.500 cabines espalhadas por 13 cidades italianas.
LEIA MAIS