13 de junho de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Apple e Google anunciam novos recursos de acessibilidade

Controlar o dispositivo com o movimento dos olhos e até encontrar objetos com a câmera estão entre as funções que devem estar disponíveis ainda em 2024

(Foto: Redes Sociais)

Google e Apple anunciaram nesta semana novos recursos de acessibilidade para melhorar a usabilidade e a inclusão em seus dispositivos e serviços.

Em comemoração ao Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade, as empresas afirmaram que as funções estarão disponíveis em seus sistemas operacionais iOs e Android ainda em 2024.

Aqui estão as principais novidades apresentadas pelas duas empresas.

Novidades do Google

Lookout

O Lookout é um aplicativo para Android que auxilia pessoas cegas ou com baixa visão a obter informações sobre o ambiente ao seu redor por meio da câmera do celular. Recentemente, foi incluído um recurso em fase beta que permite encontrar objetos e locais específicos, como mesas ou banheiros, informando a direção e a distância.


Look to Speak

O Look to Speak permite que os usuários selecionem frases pré-escritas para serem pronunciadas em voz alta pelo celular. A nova funcionalidade adiciona a possibilidade de selecionar frases a partir de emojis, símbolos e imagens, facilitando a comunicação para pessoas de diferentes culturas.


Project Gameface

- Publicidade -

O Project Gameface é uma plataforma de “mouse sem mãos” voltada para jogos no Android, que permite que usuários com pouca mobilidade controlem objetos na tela usando movimentos faciais. Desenvolvedores agora podem acessar o Project Gameface via GitHub para criar novas aplicações.


Novos Recursos no Google Maps

Para o Google Maps, foram liberados globalmente a orientação por voz e o Lens com leitor de telas em todos os idiomas suportados no Android e iOS. Além disso, no desktop, o Maps agora exibe ícones de “cadeirante” nos locais acessíveis e oferece o Auracast, uma assistência auditiva que pode ser adicionada nos perfis dos estabelecimentos por seus administradores.

Novidades da Apple

Eye Tracking

- Publicidade -

A Apple anunciou o Eye Tracking, uma ferramenta que permite controlar iPhones e iPads usando os movimentos dos olhos. Utilizando a câmera frontal e inteligência artificial, essa funcionalidade é projetada para pessoas com deficiências físicas, facilitando a navegação em aplicativos e menus.


Music Haptics

Para usuários surdos ou com deficiência auditiva, a Apple lançou o Music Haptics, um recurso que reproduz toques, texturas e vibrações refinadas durante a reprodução de músicas no Apple Music, permitindo que os usuários “sintam” as músicas.


Siri Aprimorada

A Siri agora pode entender expressões personalizadas para iniciar atalhos e concluir tarefas complexas, além de interpretar falas atípicas de pessoas com condições como paralisia cerebral, oferecendo uma experiência mais inclusiva.


VisionOS

O VisionOS, sistema que alimenta o headset Vision Pro da Apple, incluirá legendas ao vivo para diálogos em conversas pelo FaceTime e áudios em aplicativos, além de ajustes para evitar problemas com luzes brilhantes.


Vehicle Motion Cues

O Vehicle Motion Cues, ferramenta que reconhece o movimento do carro, exibe pontos animados nas bordas da tela para ajudar a reduzir enjoos durante as viagens, melhorando a experiência de uso de iPhones e iPads em veículos.

LEIA MAIS
Jair Bolsonaro tem alta após semanas de internação

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress