O mundo está acompanhando o embate entre os Estados Unidos e o TikTok, com as condições impostas pelo governo americano para a rede social chinesa continuar ativa no país.
Com a legislação recentemente sancionada por Joe Biden, a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, está enfrentando um prazo para vender suas operações no país ou enfrentar a exclusão das lojas de aplicativos.
Mas não é somente por lá que o TikTok enfrenta esse desafio. Diversos países já adotaram restrições semelhantes, de banimento à proibição de uso em dispositivos governamentais.
As razões para essas medidas variam desde preocupações com segurança de dados até questões culturais e religiosas. Enquanto isso, o Brasil mantém uma relação amigável com a plataforma, sem planos imediatos de banimento.
LEIA TAMBÉM
Instagram lança carrossel colaborativo no Brasil; veja como faz
Em quais países o TikTok é proibido?
Confira abaixo países que proíbem parcialmente ou completamente o TikTok. Uma curiosidade: o TikTok nunca esteve disponível na China continental, em vez disso, o aplicativo semelhante Douyin, também da ByteDance, é app popular no país.
Afeganistão: Desde abril de 2022, o Talibã proibiu totalmente o acesso ao TikTok para “evitar que a geração mais jovem seja enganada”.
Austrália: Agências governamentais individuais proíbem a instalação do TikTok em dispositivos oficiais por questões de segurança.
Bélgica: O aplicativo é proibido em telefones do governo belga, como medida de precaução.
Canadá: O TikTok é proibido em dispositivos governamentais no Canadá devido a preocupações com segurança de dados.
Dinamarca: O governo dinamarquês baniu o aplicativo TikTok de telefones oficiais como medida de segurança.
França: O uso de aplicativos de mídia social, incluindo o TikTok, é proibido nos telefones de funcionários do governo francês.
Holanda: Aplicativos de países com “programas cibernéticos ofensivos” são proibidos em telefones de trabalho dos funcionários do governo holandês.
Índia: O TikTok foi proibido em 2020 após disputas com o país, especialmente sobre questões de privacidade e segurança de dados.
Indonésia: O TikTok foi banido várias vezes neste país, inicialmente por questões como “conteúdo impróprio e blasfêmia”.
Letônia: O TikTok é proibido em smartphones oficiais do Ministério das Relações Exteriores da Letônia por preocupações de segurança.
Nepal: O TikTok foi proibido nacionalmente no Nepal devido a preocupações com “perturbar a harmonia social” e por conter “materiais indecentes”.
Noruega: O parlamento norueguês proibiu o uso do TikTok em dispositivos de trabalho como medida de segurança cibernética.
Nova Zelândia: O TikTok é proibido em dispositivos do governo neozelandês como medida de segurança cibernética.
Paquistão: O governo paquistanês derrubou o aplicativo por motivos de “conteúdo imoral” mais de uma vez nos últimos anos.
Reino Unido: Dispositivos do governo britânico são proibidos de acessar o TikTok por preocupações de segurança e privacidade.
Somália: O acesso ao TikTok é proibido no país devido a conteúdo considerado “extremista, nudez e ofensivo à cultura somali e ao Islã”.
Taiwan: O acesso ao TikTok é proibido em dispositivos do governo taiwanês como medida de segurança e controle de conteúdo.
Essas ações refletem uma tendência global de monitoramento mais rigoroso das plataformas digitais, especialmente aquelas que lidam com dados sensíveis ou conteúdos considerados inadequados por diferentes culturas e sociedades.
LEIA MAIS