- Publicidade -

Celular Seguro registra 56 mil bloqueios em seis meses

Programa visa reduzir crimes, mas usuários relatam dificuldades no uso do serviço

compartilhar

O Celular Seguro, iniciativa do governo federal para reduzir roubos de smartphones, completa seis meses nesta segunda-feira (17). Desde o lançamento, a plataforma registrou 56.403 ocorrências, incluindo 43.838 casos de roubos e furtos, além de outras situações não especificadas.

O serviço permite que vítimas de roubo bloqueiem seus dispositivos e contas bancárias rapidamente após uma ocorrência. Desde seu início, mais de 2 milhões de usuários se cadastraram, mas apenas 1,6 milhão de aparelhos foram efetivamente registrados. Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública mostram uma queda nos pedidos de bloqueio nos últimos três meses, com um pico de 10.736 em fevereiro.

- Publicidade -

LEIA TAMBÉM

Tripulação do Inspiration4 retorna do espaço com DNA mais jovem

Como solicitar a remoção de seus dados pessoais do Google

- Publicidade -

Problemas relatados pelos usuários

Disponível para dispositivos Android, iPhone (iOS) e navegadores, o Celular Seguro foi projetado para facilitar o bloqueio de smartphones e contas bancárias, dificultando a ação de criminosos.

Em reportagem do G1, alguns usuários relataram sucesso no uso da ferramenta. No entanto, outros tiveram experiências negativas com o programa.

Um deles relatou que ao bloquear um de seus aparelhos, devido a um erro, ambos os celulares cadastrados por ela foram bloqueados, afetando o acesso aos aplicativos bancários no dispositivo que ficou em casa. Ela precisou contatar as empresas para desbloquear os serviços.

Outro disse que não conseguiu registrar a ocorrência no site do Celular Seguro devido a um problema no formulário que impedia o registro do horário do roubo. Só conseguiu emitir o alerta um dia depois.

Mudanças no cadastro

Em abril, o Ministério da Justiça atualizou o Celular Seguro para simplificar o cadastro. Agora, basta informar o número do celular, operadora e marca do aparelho, sem a necessidade de informar o modelo e o IMEI, um código muitas vezes desconhecido pelos usuários. Além disso, foi incluída uma opção para escolher quais dados bloquear, como aplicativos bancários específicos.

- Publicidade -

Como se cadastrar no Celular Seguro

  • 1. Baixe o app pela Google Play ou App Store. O serviço também pode ser acessado pelo computador.
  • 3. Depois, aceitar os termos de uso do app, registre o número do seu celular; pode ser mais de um, desde que ligado ao seu CPF.
  • 4. É opcional cadastrar uma pessoa para fazer a denúncia em seu lugar, mas ela precisa ter cadastro no gov.br.
  • 5. Em caso de roubo/furto/perda, você ou a pessoa de confiança criam uma ocorrência.
  • 6. O app notificará a Anatel e os bancos parceiros e vai gerar um número de protocolo.
  • 7. Mesmo após avisar no app, registre boletim de ocorrência.

LEIA MAIS

YouTube terá anúncios dentro dos vídeos para driblar adblockers

Marisa Savioli
Marisa Savioli
Assistente de mídias no Tudo EP e a A Cidade ON, é graduanda em Produção Audiovisual pela ESAMC. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.

Leia mais

Quais jogos chegam nesta semana para o Game Pass?

Serviço por assinatura do Xbox está trazendo dezenas de jogos, com destaque para Call of Duty: Black Ops 7; confira a lista

Marvel 1943: Rise of Hydra é adiado e não chega em 2026

Jogo do Capitão América e Pantera Negra estava previsto para o começo do ano que vem, mas agora não tem previsão de lançamento

Kingdom Come: Deliverance II poderá ser jogado de graça

Jogo de estratégia estará disponível neste final de semana para PC (via Steam) e consoles Xbox; veja como aproveitar a oportunidade

- Publicidade -

- Publicidade -