23 de julho de 2024
- Publicidade -
Tudo Inovação

Foi alvo de golpe no WhatsApp? Veja o que fazer

Se estão usando sua foto ou número do aplicativo para aplicar golpes em seus contatos, saiba quais as providências tomar e como agir para evitar danos

WhatsApp (Foto: Reprodução/Pixahive)

O WhatsApp além de ser um dos mais populares aplicativos do mundo, é também um ambiente favorável para golpes virtuais. Se você já foi vítima ou está preocupado com a segurança de sua conta, o Tudo Ep traz aqui etapas importantes que você deve seguir.

Contate o suporte do WhatsApp

Utilize os recursos oferecidos pela própria plataforma para denunciar golpes e recuperar contas comprometidas.

O Suporte do WhatsApp conta com serviços aos usuários, como recuperação de contas e denúncia de golpes envolvendo uso indevido de imagens e solicitações de dinheiro.

É preciso preencher um formulário detalhado para acessar esses recursos e, após o envio, a plataforma responde por e-mail em alguns dias.

Além disso, os usuários podem entrar em contato com mensageiro por e-mail (support@whatsapp.com) ou diretamente pelo aplicativo, seguindo estes passos: acesse “Configurações” no aplicativo; clique em “Ajuda”; e selecione “Fale Conosco” para relatar o problema diretamente à equipe de suporte.

Denúncia direta pelo aplicativo

Ao receber mensagens suspeitas, como ofertas de emprego duvidosas, de venda de produtos por preços muito baixos, pagamento de conta indevida com link para acessar um banco, bloqueie o remetente e denuncie a mensagem diretamente no WhatsApp.

- Publicidade -

Para bloqueio e denúncias no aplicativo, entre na mensagem, toque na foto do contato e role até o final da página. Essa ação ajuda a empresa a identificar números usados para práticas fraudulentas.

LEIA TAMBÉM

Em quais iPhones o WhatsApp parou de funcionar?

- Publicidade -

Instagram vai punir contas que copiam conteúdo de outro perfil

Comunique-se com seus contatos

Caso sua foto ou número estejam sendo usados por golpistas, avise seus contatos sobre a situação para evitar que sejam enganados. Poste em redes sociais e utilize outros aplicativos para informar seus amigos e familiares.

Registre um Boletim de Ocorrência e acione o banco e a operadora

Se o golpe envolveu transferência de dinheiro ou outros crimes mais sérios, como estelionato, procure a polícia para registrar um boletim de ocorrência.

Esse registro pode ser feito de maneira online, seguindo os passos indicados pelo site da Polícia Civil do estado. Ao acessar o site da Polícia Civil, escolha a opção “Comunicar Ocorrência” ou “Registrar Ocorrência”, preencha o formulário com detalhes do caso e finalize o registro.

É recomendável fornecer cópias (prints) das conversas e do comprovante de pagamento, caso tenha sido realizado por algum de seus contatos. É importante também falar com o banco para tentar bloquear o valor envolvido na transação.

Não se esqueça de entrar em contato com sua operadora de telefonia para denunciar o uso indevido de sua imagem para atividades criminosas

Golpes virtuais podem resultar em consequências legais graves, conforme a Lei 14.155/21, que prevê pena de prisão para práticas fraudulentas. Portanto, esteja atento e tome medidas para proteger sua segurança online e a de seus contatos.

LEIA MAIS

Cancelado! Veja os países que já proibiram o uso do TikTok
Compartilhe:
Rafaela Viveiros
Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip). Jornalista do Grupo EP, repórter do Tudo EP, está no portal desde 2021 e possui experiências com produção de matérias para os portais, edição de vídeos, imagens e criação de conteúdo para as redes sociais.
- Publicidade -
plugins premium WordPress