O Instagram anunciou nesta semana mudanças em seu algoritmo visando favorecer postagens originais e reduzir a visibilidade de perfis que replicam conteúdo de terceiros.
Segundo as informações divulgadas pela rede social, o foco será valorizar a autenticidade e a diversidade de conteúdo, o que inclui dar mais destaque a criadores menores que produzem material original.
A medida visa proporcionar uma abordagem mais rigorosa em relação à propriedade intelectual e ao incentivo à produção de conteúdo original na plataforma.
Além disso, proporcionar condições equivalentes a todos os usuários, deixando de favorecer apenas perfis com grande número de seguidores, como acontecia até então com o atual algoritmo.
LEIA TAMBÉM
WhatsApp parou de funcionar em quais celulares? Veja lista
Cancelado! Veja os países que já proibiram o uso do TikTok
Replicadores não serão mais recomendados
As mudanças previstas entrarão em vigor nos próximos meses, de acordo com a Meta, e afetará diretamente contas que compartilham vídeos e fotos sem autorização dos criadores originais de forma recorrente.
São os chamados “reposters em série”, contas quem publicam conteúdos de outros perfis mais de dez vezes em um mês. De acordo com o Instagram, fotos e vídeos duplicados deixarão de ser recomendados na seção “Explorar” e nas sugestões do feed principal. Contas afetadas podem ter suas postagens reintegradas após 30 dias.
Uma das estratégias adotadas será substituir a recomendação dos conteúdos repostados por suas versões originais, sempre que detectado plágio com base em sinais visuais e sonoros. Essa troca ocorrerá especialmente quando o material original for recente e houver identificação clara de duplicidade. A atualização do algoritmo não atinge conteúdos licenciados.
Os criadores serão notificados quando suas fotos e vídeos originais substituírem republicações nas recomendações do Instagram. Essas mudanças afetam apenas as recomendações, mantendo o conteúdo copiado visível nos perfis.
A plataforma também adicionará um rótulo de crédito ao criador original, que pode ser removido pelo próprio criador ou pela conta que compartilhou o conteúdo.
Além disso, o Instagram revelou ajustes no sistema de recomendações para os Reels, onde o conteúdo será testado inicialmente em grupos menores de usuários antes de ser amplamente divulgado, reduzindo assim a ênfase no tamanho da audiência do criador para determinar a visibilidade do vídeo.
LEIA MAIS
Instagram lança carrossel colaborativo no Brasil; veja como faz